Um vídeo amador, feito originalmente em João Pessoa, capital da Paraíba, está circulando nos grupos de Whatsapp aqui da região dando a entender que a Energisa estaria emitindo as contas de luz sem fazer a leitura dos medidores o que, segundo o narrador do vídeo, esta atitude seria a responsável por receber suas contas com valores elevados. A reportagem do Site do Marcelo Lopes entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais para elucidar o fato e esclarecer como é feito este tipo de trabalho pela equipe de leituristas da empresa.
Segundo aquela Assessoria o mesmo vídeo já percorreu também outros estados, como Tocantins e Rio de Janeiro onde a empresa atua em Nova Friburgo, agora, chega a nossa região. A Energisa, até então, havia adotado o procedimento de responder e explicar o fato - por meio de uma nota oficial - em cada grupo de Whatsapp onde haviam sido veiculadas as imagens, mas hoje, revelou, está ampliando esta ação também para o Facebook e veículos de comunicação. O vídeo mostra apenas uma parte do trabalho dos leituristas onde o narrador e provável autor das imagens, sem fazer qualquer pergunta aos trabalhadores, conclui equivocadamente, com base no que está vendo, que não foi feita a medição dos relógios dos consumidores.
A Energisa confirmou a veracidade das imagens mostradas no vídeo e que os dois homens que aparecem nele são seus funcionários em João Pessoa, Paraíba. Em Nota, a empresa também confirma que as imagens mostram a impressão de notas, as populares "contas de luz" e que "não há nenhuma irregularidade no caso." O fato aconteceu no dia 20 de dezembro, em um prédio em frente ao Manaíra Shopping, em João Pessoa, explicou. A dupla que aparece nas imagens fez a aferição dos medidores de energia no local, imprimiu as faturas em seguida e depois as entregou na portaria do referido edifício, esclarece o comunicado oficial.
Ainda de acordo com a Energisa, o episódio, assim que veio a público, foi checado pela sua Área de Qualidade, que visitou os clientes, auditou as leituras coletadas, além do horário em que ela foi feita e "constatou que tudo ocorreu dentro dos procedimentos determinados na capacitação dos leituristas." Na Nota a Energisa reafirma seu compromisso com a quaidade, lembra que é regulada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - e que trabalha de forma transparente. Finaliza dizendo que foi eleita a "Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil", em 2017, pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica - Abradee.
Veja, abaixo, a nota na íntegra e, na sequência, o vídeo que está circulando pelas redes sociais.