A fila no posto Bittencourt era grande mais cedo nesta sexta-feira
Download
Os postos de gasolina de Cataguases já estão ficando sem gasolina nesta sexta-feira, 08 de dezembro. O motivo é o início de uma greve nacional dos transportadores de combustíveis que começou na primeira hora desta quinta-feira (7). De acordo com o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque), a adesão foi de 100% no Estado.
"O protesto é sobre a alta carga tributária que incide sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e ICMS. Isso traz muito prejuízo às empresas de transporte. Hoje o custo do óleo diesel já tem um impacto de 55% no custo do frete", afirma Irani Gomes, presidente do Sindtanque. Segundo ele, o protesto é por tempo indeterminado e deve afetar não somente o abastecimento em postos das cidades, como também nos aeroportos.
Em Cataguases pelo menos três postos de combustíveis já estão sem gasolina ou álcool, conforme apurou a reportagem do Site. E a previsão é de que o produto em estoque não dure até a noite de sábado, 9. No posto Bittencourt, onde o estoque atual é de 28 mil litros de gasolina, a previsão é de atender aos motoristas até amanhã a noite. No Posto Ale, na Vila Domingos Lopes, também está atendendo normalmente, mas sem previsão futura para continuar vendendo o produto. Neste dois postos haviam grandes filas para abastecer até o fechamento desta notícia.
Apesar do movimento grevista não ter prazo para terminar, há expectativa entre os proprietários de postos ouvidos pela reportagem de que seja encontrada uma solução para o problema ainda neste fim de semana. "O momento não é para pânico nem correria", diz Leonardo Bittencourt, do Posto Bittencourt, um dos mais tradicionais da cidade. Ele diz que negociações estão em andamento a fim de normalizar o abastecimento e que o movimento grevista pode não se prolongar. "Enquanto isso é preciso ter calma e acompanhar os fatos", aconselhou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE