As demais universidades da região que oferecem o curso de Medicina - UFJF e UFSJ - obtiveram pontuação mediana
Download
O curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o único no Brasil entre 177 avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) a obter nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresenta os indicadores de qualidade da educação superior em 2016.
O cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes e também leva em conta infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos dos cursos. Nesses quesitos, a UFV obteve nota 5.
A coordenadora do curso de Medicina, Débora Carvalho Ferreira, atribuiu o destaque a uma série de fatores, como o plano pedagógico atualizado e voltado para as necessidades da saúde da população, a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem que vão além da exposição de conteúdo e a inserção dos estudantes em cenário de prática desde o primeiro período.
"A presença de professores muito comprometidos e envolvidos com o ensino médico e a estrutura institucional que apoia o curso desde sua criação, com laboratórios bem equipados e médicos responsáveis pelas atividades práticas nos hospitais e ambulatórios, que com seus serviços "eficientes e humanizados permitem a qualidade na formação dos alunos", declarou.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também foi avaliada e o curso de medicina ficou com conceito 4. Já o mesmo curso da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficou com nota 3. Aproximadamente 79% dos cursos avaliados ficaram com notas entre 3 e 4.
Os resultados divulgados revelam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Todas têm acesso aos dados publicados no Sistema e-MEC.
Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. Segundo Inep, foram 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes.(Fotos: UFV/Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE