Eduardo Mantovani ao receber a miniatura da Comenda, ladeado pelas jornalistas Josiane Campos (esq.) e Luciana Nascimento (dir.)
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A Energisa Minas Gerais realizou na tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, um workshop com os jornalistas de sua área de atuação. Estiveram presentes os principais veículos como as TVs Integração e Alterosa, o Jornal Agora, de Além Paraíba, e diversos sites como o Leopoldinense Online (Leopoldina) e Site Silvan Alves (Muriaé), entre outros. O objetivo do encontro - que aconteceu em 2016 e pretende ser anual - é aproximar cada vez mais a empresa dos meios de comunicação, prestar informações sobre a Energisa e fazer esclarecimento a respeito da energia elétrica que distribui para mais de 400 mil consumidores.
Organizado pela Assessoria de Comunicação da empresa que hoje tem à frente a jornalista Luciana Nascimento, o encontro foi aberto pelo presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani (foto ao lado), que falou sobre a nova realidade da empresa que hoje está presente em quase todos os estados da Federação. Ele explicou a centralização de todos os departamentos em Cataguases e a construção da nova sede e do prédio na Reta da Saudade. Mantovani retomou a palavra para encerrar o encontro quando abordou também a participação da Energisa nos setores ambiental e cultural. Nestas áreas ele citou a implementação do projeto de Eficiência Energética junto a instituições como o Hospital de Cataguases e a Casa de Caridade Leopoldinense, além de algumas atividades culturais, uma das mais visíveis da empresa.
O Workshop permitiu aos jornalistas esclarecerem diversas dúvidas sobre o serviço de fornecimento de energia elétrica na região através da explanação dos responsáveis pelas diversas áreas da empresa. O Diretor Técnico e Comercial, Fernando Costalonga (foto ao lado), revelou os investimentos nas mais diversas áreas da empresa, dentre eles a construção de uma subestação em Miradouro e a modernização das estruturas e sistemas elétricos das subestações Nova Usina Maurício e Ituerê e Coronel Domiciano. Ele informou terem sido investidos somente neste ano de 2017 R$ 4,5 milhões em manutenção e a previsão para 2018 é R$ 4,8 milhões. Para poder atender aos novos consumidores a Energisa investiu em 2017 R$ 5,46 milhões e vai invetir ano que vem R$ 7 milhões para atender as áreas urbana e rural, completou.
Na sequência falaram Alfredo João de Brito (foto ao lado), Fábio Lancelotti e Luciano Lina, responsáveis por diversas áreas que abordaram temas como atendimento de urgência, operação do sistema e distribuição de energia, área comercial e composição da tarifa de energia elétrica. De acordo com planilha apresentada no encontro, de outubro de 2016 a outubro de 2017 o índice de inadimplência da empresa oscilou de 1,41% para 1,57%. Outro índice revelado foi o perfil de arrecadação, ou seja, o volume de pagamentos feitos pelos clientes nos últimos quatro anos. Em 2013, 57% dos consumidores pagavam suas contas em dia e neste ano este índice caiu para 54%. Outro tema muito detalhado foi sobre o corte no fornecimento de energia. Segundo explicou Luciano, ele só pode ser feito em dias úteis e quinze dias após o cliente ser avisado pela empresa. Os critérios são definidos em normas estabelecidas pela legislação brasileira, acrescentou.
Também foi abordado o furto de energia elétrica, o popular "gato", que traz um prejuízo para a Energisa e conforme ressaltou Eduardo Mantovani, contribui para aumentar a tarifa na hora do reajuste. Apesar da Energisa ser uma das distribuidoras mais eficientes do país no controle desta fraude, conforme assegurou o seu presidente, o montante da energia desviada registrado pela empresa daria para abastecer 13 mil residências, revelou. O tema Iluminação Pública foi esclarecedor para os jornalistas presentes acostumados a ouvirem reclamações da população. A empresa informou que este serviço deixou de ser prestado pelas distribuidoras em janeiro de 2015 e desde então passou a ser responsabilidade das prefeituras e que não realiza mais este serviço.
A formação do preço da tarifa de energia onde o governo abocanha em impostos e taxas a inacreditável parcela de 41% do total pago pelo consumidor mostrou que a parte que cabe à Energisa vem sendo administrada com eficiência para reduzir custos e permitir um preço mais justo na conta do cliente. Para melhorar o atendimento ao seu público a empresa disponibiliza o aplicativo Energisa On, para atender ao cliente em suas necessidades sem usar o telefone ou ir à uma agência física. O aplicativo é considerado pelos técnicos da Energisa como um avanço significativo e muito eficiente.
Por fim, foi tratado o assunto da Tarifa Branca, uma novidade que vai entrar em vigor em janeiro de 2018 e, inicialmente, destinada a consumidores na faixa de consumo de 500 KWh/mês e os novos clientes. Neste caso, o comsumidor poderá escolher migrar para esta tarifa se comprometendo a reduzir significativamente o uso da energia elétrica entre 18h e 21 horas diariamente nos dias úteis. Assim vai pagar um preço reduzido na conta. Mas se ele desrespeitar a regra o valor pago pela energia neste horário será muito superior ao da tarifa comum. Segundo Mantovani, esta iniciativa é ideal para clínicas e pequenos comércios que funcionam durante o dia. No encerramento Luciana Nascimento (foto ao lado) fez uma homenagem a Eduardo Mantovani que recebeu uma miniatura da comenda que a empresa recebeu por ser a que mantém o melhor relacionamento com a imprensa.
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