Em 20/11/2017 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ocupantes de Praça na Vila Tereza são monitorados pela Secretaria de Assistência Social

Grupo de pessoas - que seriam usuárias de drogas - vem utilizando aquele espaço público diariamente e deixando moradores inseguros

O grupo que está utilizando a Praça foi visitado pela equipe da Assistência Social e não é formado por moradores de rua

O grupo que está utilizando a Praça foi visitado pela equipe da Assistência Social e não é formado por moradores de rua

Download
Moradores da Vila Tereza estão preocupados com a própria segurança devido à presença de um grupo de pessoas que está utilizando a recém construída academia de saúde, situada em uma praça no final do bairro, como ponto de encontro e até para abrigo. Lá, de acordo com estes moradores, o grupo, que seria formado em média por sete pessoas, faz uso de drogas com frequência promovendo a insegurança entre os residentes que temem serem alvos de furtos e de outro tipo de violência.

imageA Secretaria Municipal de Assistência Social foi procurada pelo Site do Marcelo Lopes e sua titular, Mirilane Licazali, explicou a situação. De acordo com ela, é preciso deixar claro que toda e qualquer pessoa tem o direito de ir e vir e ninguém pode proibir que ela permaneça ou utilize um determinado espaço público se não estiver cometendo nenhuma irregularidade. "No caso específico, nossa equipe esteve no local e constatou que o grupo que está frequentando a referida praça é formado por usuários de drogas e não há entre eles nenhum morador de rua". Mirilane enfatizou que atualmente em Cataguases existem somente três pessoas nesta condição e "passam as noites no albergue".

Com relação ao grupo, Mirilane revela que "eles já foram orientados, oferecemos nossos serviços a eles, o albergue noturno, acompanhamento psicológico e social, só que eles não querem. E a gente só vai até onde o usuário permite a gente ir. Então isso dificulta o nosso trabalho. Eles estão em situação de rua por opção deles e por causa da questão de drogas", enfatizou a Secretária de Assistência Social. Ela acrescentou que o CREAS - Centro de Referência em Assistência Social - está disponível e pode ser acionado pelo telefone 3421-3133, tendo à frente Hércules Lacerda.

imageO problema, para Mirilane, pode ser solucionado mediante uma integração de políticas públicas envolvendo a Saúde, Assistência Social, Serviços Urbanos para cuidar da limpeza e a repressão ao uso e eventual tráfico de drogas pela Polícia Militar. A este respeito, o comandante do policiamento em Cataguases, Tenente Marinato, informou ao Site que vem realizando rondas periódicas no local e que até o momento não encontrou nada de ilícito entre os frequentadores da praça. Ainda de acordo com aquele militar o policiamento será reforçado naquela região visando oferecer maior segurança aos moradores. (Fotos gentilmente cedidas por leitores)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: morador de rua, academia, Vila Tereza, usuário de droga





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: