Sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina que comanda 15 municípios
Download
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira marcou para as 16 horas da próxima segunda-feira, 20 de novembro, uma reunião no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, localizado na Praça Félix Martins, para discutir a possibilidade do Governo de Minas Gerais rebaixar para a condição de Companhia Especial ou Comum a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em Leopoldina. A divulgação da notícia pelo vereador José Augusto Cabral está mobilizando autoridades locais, lideranças setoriais e a sociedade civil do município, com o objetivo de rechaçar esta eventual medida.
O convite para a reunião, assinado pelo próprio prefeito, explica a existência de um estudo por parte do Governo do Estado de Minas Gerais, visando a reorganização da Polícia Militar, dentre elas a extinção de alguns Batalhões e Companhias Independentes, sob o argumento de que assim vai diminuir a presença de policiais na administração dos quarteis e fortalecer o policiamento nas ruas. Se esta medida for efetivada, a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina voltará a ser subordinada ao 21º Batalhão de Ubá. Se isto ocorrer, Leopoldina poderá perder policiais e viaturas. Para rechaçar o projeto do governo de Minas, prejudicial a Leopoldina que o Prefeito está convidando todos para se unirem em torno desta causa.
O assunto veio a público através do vereador José Augusto Cabral (foto ao lado) durante pronunciamento na reunião ordinária da Câmara Municipal do dia 7 de novembro, quando alertou seus pares a respeito da situação. José Augusto fez um apelo aos vereadores para que procurassem seus deputados estaduais e federais, com o objetivo de fortalecer esta luta em defesa de Leopoldina. No dia seguinte, ao participar de um programa de rádio local, aquele vereador foi taxativo: "Não podemos concordar com a intenção do Governo de Minas, do Governador Fernando Pimentel. Num momento em que Leopoldina e as nossas polícias precisam de mais investimentos, a possibilidade de um rebaixamento é algo grave, que não podemos aceitar", afirmou.
Atualmente a Sexta Companhia de Polícia Militar Independente tem sob sua responsabilidade 15 municípios, os quais, se somados, contam com uma população estimada em 243.000 habitantes, e uma área de aproximadamente 3.950.577 Km2 de extensão territorial, conforme dados apontados pelo IBGE. A Unidade conta com um efetivo de 252 Policiais Militares. Tem, como Comandante, o Tenente Coronel PM Giovani do Carmo Ramos e como Sub Comandante o Major PM Alexandre Leal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE