Sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Leopoldina
Download
Em pronunciamento proferido na Câmara Municipal de Leopoldina, durante a reunião ordinária do dia 7 de novembro, o vereador José Augusto Cabral deu conhecimento aos colegas sobre a possibilidade de rebaixamento da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada naquele município e que comanda Cataguases e outras cidades da microrregião como Além Paraíba e Miraí, por exemplo. De acordo com aquele vereador, estudos do Governo de Minas pretendem modificar a estrutura da Polícia Militar no estado, fechando Batalhões e rebaixando Companhias Independentes, como a de Leopoldina, que passariam para a condição de Companhia Especial ou Companhia Comum.
José Augusto Cabral revelou, também, que se tal proposição for efetivada, a Unidade da Polícia Militar em Leopoldina vai perder seu status de Companhia Independente passando a ser subordinada ao 21º Batalhão de Ubá, como era no passado. No dia seguinte, ele voltou a falar sobre o assunto no programa "Jornal da Cidade", levado ao ar pela Rádio Jornal AM. Naquela ocasião o vereador reiterou a possibilidade de rebaixamento da 6ª Cia. Independente como sendo "um retrocesso inaceitável" e conclamou a união das lideranças políticas e dos demais segmentos municipais a deixarem a vaidade de lado e somar esforços para reverter a situação.
- Não podemos concordar com a intenção do Governo de Minas, do Governador Fernando Pimentel. Num momento em que Leopoldina e as nossas polícias precisam de mais investimentos, a possibilidade de rebaixamento é algo grave, que não podemos aceitar", afirmou o vereador (foto ao lado). Ele fez um apelo aos seus pares na Câmara para que procurem seus deputados estaduais e federais, com o objetivo de fortalecer esta luta em defesa de Leopoldina.
Na segunda-feira, 13, o prefeito José Roberto de Oliveira, veio a público por meio de sua página pessoal do Facebook, revelar que ao tomar conhecimento da notícia procurou o deputado estadual Antônio Jorge que agendou uma reunião com o comandante da 4ª Região da PMMG, em Juiz de Fora, Coronel Alexandre Nocelli. Neste encontro, relata o prefeito foi revelado a existência de um estudo por parte do governo, que visa o contingenciamento das forças policiais, e que uma das estratégias é a extinção de alguns Batalhões e Companhias Independentes, a fim de diminuir a presença de policiais na administração dos quartéis, empregando esse efetivo nas atividades de rua.
José Roberto (foto ao lado) afirmou não concordar com esta medida acrescentando que vai rever o convênio que mantém com a PM. Outra medida adotada pelo chefe do Executivo de Leopoldina foi reunir todos os seus secretários para analisar o caso e tomar uma "decisão segura para o enfrentamento da situação". O presidente da Câmara de Leopoldina, vereador Pastor Darcy Portela, disse que vai se reunir com os demais vereadores a fim de tomar uma posição contrária à possibilidade de rebaixamento da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente. (Fotos: O Vigilante Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE