A edição de 2015 do Projeto Arte Boa Praça lotou a praça com suas atrações
Download
Entre os dias 8 e 11 de novembro - quarta-feira a sábado - será realizada na Praça Simão José Silva, em frente a Policlínica Municipal, a quarta edição do Arte Boa Praça, com eventos artísticos gratuitos e exclusivos promovidos pela Fundação Simão José Silva e Ministério da Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases. O evento tem o patrocínio da Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura.
Fundada em 1984, a Fundação Simão José Silva oferece uma ampla programação de ações culturais que visam ao desenvolvimento do potencial técnico e artístico de crianças, jovens e adultos, através de cursos, oficinas, workshops, seminários e salas de conversa e a ampliação do conhecimento cultural dos moradores da região, por meio de apresentações artísticas cênicas e musicais de relevância no cenário nacional, além de exposições em artes visuais.
O Arte Boa Praça é um projeto de difusão cultural de grande alcance porque é voltado para todas as idades, gênero e situação sociocultural do público envolvido. Ele promove valores artístico-culturais, estimula o convívio social, oportuniza a apresentação de artistas locais, democratiza o acesso aos meios culturais e mantém as portas abertas para a população. Este ano,o Arte Boa Praça garante diversidade e qualidade artística em sua programação, oferecendo oficinas e apresentando shows musicais instrumentais e espetáculos teatrais de artistas e grupos reconhecidos no cenário cultural brasileiro.
Veja a programação:
8/11 - 19h30min: Grupo TOCA de Teatro, de Cataguases/MG (haverá sessão especial às 15h30min para alunos de escola da rede pública);
20h30min: Show Mestrinho & Nicolas Krassik.
09/11 - 19h30min: Cia. TRUKS, de São Paulo (sessão especial às 15h30min para alunos da rede pública);
20h30min: Show Warley Henrique.
10/11 - 19h30min: Rádio OSQUINDÔ - O SHOW!, de Mariana (MG)
20h30min: Show Pereira da Viola
11/11 - 19h30min: Apresentação dos alunos da Oficina de Iniciação Teatral da Casa de Cultura Simão.
20h30min: Show Felipe ContinentinoUm pouco sobre as apresentações teatrais.
"MEMÓRIAS DE UM PALHAÇO" - GRUPO TOCA
A história do amor de um palhaço pela filha do dono do Circo, uma tragicomédia que aborda os dramas dos relacionamentos humanos, traz fragmentos de jornais de cartazes de circo de 1914, um convite a emoções simples.
"O SENHOR DOS SONHOS" - CIA. TRUKS - TEATRO DE BONECOS
O espetáculo, da cia. paulistana premiada no Brasil e no exterior, conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador!
"RÁDIO OSQUINDÔ - O SHOW" - CLUBE OSQUINDÔ
Um mergulho na essência da infância que promove uma deliciosa mistura de cantigas de roda e de festas, jogos e brincadeiras, parlendas e ritmos brasileiros! O show já foi visto em mais de 130 cidades e integrou alguns dos principais festivais brasileiros.
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Esquetes divertidas apresentadas pelos alunos da Oficina de Iniciação Teatral da Casa de Cultura Simão, dirigidos pela professora Roberta Rodrigues.
Saiba mais sobre os músicos que vão se apresentar.
MESTRINHO & NICOLAS KRASSIK Virtuoso e carismático, o duo formado pelo sanfoneiro brasileiro MESTRINHO e pelo violinista francês NICOLAS KRASSIK apresenta um repertório vibrante e dançante, que vai de Jacob do Bandolim e Garoto a Dominguinhos, Sivuca, Chico Buarque e Baden Powell, além de músicas autorais dos dois instrumentistas. "Nilopolitano" (Dominguinhos), "Desvairada" (Garoto), "Diabinho Maluco" (Jacob do Bandolim), "Feira de Mangaio" (Sivuca e Gloria Gadelha), "João e Maria" (Sivuca e Chico Buarque) e "Formosa" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), entre outras canções, compõem o roteiro do disco.
WARLEY HENRIQUE Músico desde os 15 anos de idade. Nascido e criado no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, onde começou a frequentar a escola de samba Inconfidência Mineira e rodas de samba. Músico autodidata premiado na cidade e no Brasil (5 prêmios do BDMG Cultural, Rumos Itaú Cultural/SP, Prêmio da Música Brasileira/RJ, Prêmio Nabor Pires de Camargo/SP, entre outros), com três CDs gravados, Warley já dividiu e dirigiu vários artistas consagrados, como D'Ivone Lara, Elza Soares, Fabiana Cozza, Mestre Monarco da Portela e Nelson Sargento. Hoje é considerado pela crítica e por artistas do ramo das cordas, como Paulinho da Viola, uma das referências nacionais no seu instrumento – o cavaquinho de 5 cordas.
PEREIRA DA VIOLA Cantor, compositor e violeiro, Pereira da Viola é um destes raros exemplares de músicos ligados à sua origem, que conservam ao longo de sua carreira as características marcantes de sua história pessoal, da terra onde cresceu, de sua gente e de seu aprendizado musical. Nascido na Comunidade Quilombola de São Julião – município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, Pereira é filho de foliões João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantadeira de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques e brincadeiras). Ainda criança, Pereira da Viola acordava à noite ao som das folias que visitavam sua casa trazendo violas, sanfonas, caixas de folia e muita cantoria. Neste ambiente sonoro.
FELIPE CONTINENTINO QUARTETO Felipe Continentino, de 26 anos, nascido em Belo Horizonte e criado em Cataguases, é baterista e compositor estudante de Música Popular na UFMG. Lançou seu primeiro disco solo em 2012, no Savassi Jazz Festival e também no Rio de Janeiro e na Argentina, nas cidades Azul e La Plata. Já trabalhou com grandes nomes da música: Mike Moreno, Toninho Horta, Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Teco Cardoso, André Mehmari, Leo Gandelman, Fábio Torres, Juarez Moreira, Affonsinho, entre outros. Neste show, Felipe Continentino, baterista e compositor se junta a Marcus Abjaud (piano/ sintetizador), Bruno Vellozo (baixo) e Matheus Barbosa (guitarra).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE