César Piva e Fausto Menta na abertura do "Papo de Cinema"
Download
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Polo Audiovisual da Zona da Mata realizaram na noite desta quarta-feira, 25 de outubro, um encontro para falar sobre o cinema que está sendo realizado em Cataguases. O "Papo de Cinema", assim denominado pelos seus organizadores, aconteceu na sede da própria Secretaria e foi o primeiro de uma série, conforme revelou um dos coordenadores do Polo, César Piva. Ao lado de Fausto Menta, titular da Cultura e Turismo no município, abriram a noite formada por uma plateia apaixonada por este setor da economia que vem produzindo mais a cada ano com previsão de dobrar o número de projetos em 2018, de acordo com César Piva.
Para falar sobre o produzir cinema e a paixão pela sétima arte estiveram presentes Breno Nogueira, produtor da série recém gravada em Piacatuba, "Árvore dos Araújos" e Sérgio Silveira, Diretor de Arte do longa metragem "Maria do Caritó", que já está em fase de produção com locações também em Piacatuba e no distrito de Sinimbu. Ambos experientes no ramo e donos de currículos invejáveis, Breno foi mais objetivo e abordou o tema sobre o aspecto da legislação atual e onde vem os recursos para produzir audiovisual no Brasil. Ele deu dicas importantes e conselhos preciosos; disse que ficou muito feliz em trabalhar aqui e por isso vai voltar com pelo menos duas novas produções e fez muitos agradecimentos.
Sérgio abordou a questão artística e o amor pelo que se faz. Disse estar muito sensibilizado por poder vira a Cataguases. "Não podia recusar um convite de Humberto Mauro para estar aqui", brincou, lembrando que veio à cidade por causa de seu peso na história do cinema. E contou também sobre as belezas artísticas que encontrou aqui. Para ele viver de cinema é uma experiência de "morte e ressurreição" visto que cada projeto é único. E contou como está sendo descobrir espaços e conhecer pessoas para o filme que terá no elenco Lilia Cabral. No final aconselhou todos a se esforçarem e se espelharem em seus mestres para alcançar o objetivo que buscam.
Fausto Menta disse que o Papo de Cinema, que teve três horas de duração, foi um momento especial na vida cultural de Cataguases. "Pela primeira vez começamos a falar sobre esta nossa nova realidade que é produzir filmes. Foi muito ativa a participação de todos e os depoimentos de Breno e Sérgio enriqueceram especialmente esta noite, pois são dois profissionais renomados no meio", revelou o Secretário de Cultura. César Piva disse que esta proposta pretende mostrar as ações do Polo que deverá produzir seis filmes em 2018 e gerar emprego e renda para a região. Ele finalizou o encontro incentivando os presentes a continuarem atuando no setor "mas se aperfeiçoando e estudando para que possam crescer junto com o Polo", disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE