Um grande incêndio que começou no pasto que margeia a estrada da Empa - como é conhecido aquele trecho logo depois do Bairro Taquara Preta, em Cataguases - atingiu um depósito de materiais recicláveis por volta das 13 horas deste sábado, 14 de outubro, e, até o fechamento desta matéria o Corpo de Bombeiros de Leopoldina que atua no local combatia as chamas, e só ele já havia consumido três tanques de água (5 mil litros cada), além de um da Defesa Civil, a primeira a dar combate às chamas, e outro da empreiteira Souza & Filhos. A expectativa dos Bombeiros é de que o trabalho avance noite adentro já que após conter as chamas eles farão o rescaldo.
Uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados foi tomada pelas chamas que começaram ainda na parte da manhã, segundo testemunhas disseram à reportagem. O depósito de materiais recicláveis estava fechado ao público, mas um vigia trabalhava no local e se assustou quando viu o fogo começando a invadir o depósito. Ele não conseguiu falar ao telefone com o proprietário, mas pediu outra pessoa que o fizesse e chamou a Defesa Civil que começou a dar o combate às chamas. Pouco tempo depois uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina formado pelo sargento Franco, cabo Remildo e os soldados Lucas Siqueira e Freguglia assumiram o trabalho, que não tem hora para terminar, conforme revelou sargento Franco. "Vamos fazer ainda o rescaldo para evitar que o fogo recomece", disse ele ao Site, após dizer que apesar das chamas ainda existentes no local a situação estava sob controle, "sem risco do incêndio avançar para outras áreas do depósito."
Este é o maior incêndio registrado em Cataguases este ano e terceiro em três dias, conforme registro da Defesa Civil de Cataguases. É preciso lembrar que neste curto período, foram registrados mais de um incêndio por dia em Cataguases. Em nenhum deles houve vítimas, mas a situação é preocupante com o aumento significativo dos focos de queimadas, principalmente em pastos, registrados este ano. Sargento Franco lembrou um boletim do Corpo de Bombeiros informa que o número de incêndios em 2017 "é o maior nos últimos vinte anos". Apesar de muito significativo, ainda não é possível avaliar com precisão, o prejuízo causado pelas chamas ao depósito de materiais recicláveis.
Veja o vídeo abaixo e em seguida as fotos do incêndio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tags: fogo, incêndio, estrada da empa, depósito, material reciclável