MATÉRIA ATUALIZADA - No final da noite desta quinta-feira, 5 de outubro, dois adolescentes que tentaram roubar a lanchonete e restaurante "Manera Mineira", no centro de Leopoldina/MG (24 km de Cataguases), foram baleados por um delegado da Polícia Civil que reagiu ao perceber que se tratava de um assalto.
Segundo o registro policial, os dois adolescentes, de 17 anos, chegaram ao local usando toucas ninjas e pelo menos um deles empunhando um revólver calibre 38. Ao perceber que tratava-se de um assalto, o delegado de polícia Márcio Rocha, que jantava no restaurante, se identificou como policial, momento em que os menores dispararam contra ele o que provocou sua reação conseguindo alvejar os dois elementos.
Apesar de ferido, um deles conseguiu fugir do local, mas foi detido quando estava a caminho do Pronto-Socorro Municipal (PSM). O outro menor foi contido com o apoio do investigador de polícia Lucas Werneck, que estava com o delegado. Ele foi socorrido pelo SAMU e conduzido para o PSM, onde foi atendido pela equipe médica de plantão. A Reportagem do Site O Vigilante Online apurou que os dois criminosos baleados apresentavam quadro clínico estável até o fechamento desta matéria.
De acordo com testemunhas, os autores agrediram e teriam rasgado a camisa de um funcionário do estabelecimento ao tentarem roubar dele um cordão. Um revólver calibre 38 foi apreendido com um dos assaltantes. A Polícia Militar foi acionada e deu início a intensas buscas no trajeto que um deles percorreu após deixar a cena do crime e chegar próximo ao Pronto-Socorro Municipal. De acordo com a PM, o objetivo seria localizar a arma que estaria em poder de um dos menores, mas ela não havia sido localizada até a publicação desta matéria. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos de praxe.
Os dois infratores - que já possuem diversas passagens policiais, incluindo homicídio, tráfico de drogas e roubo - foram apreendidos em flagrante e encaminhados à Casa de Caridade Leopoldinense, onde permanecem internados, sem risco de morte, escoltados por equipes da 3ª Delegacia Regional de Leopoldina. O auto de apreensão em flagrante foi presidido pelo Delegado Regional de Leopoldina, Dr. Carlos Eduardo Santos Rodrigues.
A arma utilizada pelos infratores também foi apreendida, bem como a motocicleta utilizada e as toucas que usavam para cobrir os rostos. Márcio Rocha Vianna Dias é Delegado de Polícia Nível Especial, policial há 16 anos. Durante cinco anos foi integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)