O horário de verão deste ano começa a partir de 15 de outuro
Download
Após polêmica sobre a continuidade do horário de verão, o governo federal decidiu manter a medida. A mudança acontece no dia 15 de outubro e vai até 17 de fevereiro de 2018. O anúncio aconteceu na segunda-feira, 25 de setembro.
Depois de chegar a sugerir uma pesquisa pelas redes sociais para avaliar a opinião dos brasileiros sobre assunto, o governo confirmou que vai manter a mudança de horário pelo menos neste ano. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, justificando que haveria pouco tempo para avaliar a opinião da população sobre o assunto. Porém, ele não descartou a possibilidade de lançar uma enquete futuramente.
Um estudo concluiu que o horário de verão não proporciona a economia de energia esperada, e o Ministério de Minas e Energia notificou à Casa Civil para avaliação da necessidade da manutenção desta política nos próximos anos, considerando a influência nos demais setores da sociedade. Em nota o ministério destacou que "tendo em vista as mudanças no perfil e na composição da carga que vêm sendo observadas nos últimos anos, os resultados dos estudos convergiram para a constatação de que a adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema".
Segundo o estudo, o consumo de eletricidade pela população é mais influenciado pela temperatura e luminosidade do que pelo horário. O horário de verão é praticado no país desde 1931, no governo de Getúlio Vargas, mas tornou-se permanente a partir de 2008. A manutenção desta política só está garantida em 2017. O governo ainda não definiu se vai praticar a medida de 2018 em diante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE