Durante o evento autoridades descerraram a placa que dá nome ao novo local
Download
O Rotary Clube de Cataguases realizou na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, o plantio simbólico de três espécies de árvores em um terreno baldio no bairro Carijós que agora passa a se chamar "Bosque Carijós". A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Bauminas, responsável pela doação das mudas e pelo plantio do restante da área, conforme informou o presidente daquele clube de serviço em Cataguases, Wanderson Henrique da Silva.
Esta iniciativa marca, também, a visita anual do Governador do Distrito do Rotary a que pertence ao clube cataguasense. Paulo César Ataydes (foto ao lado), que é de Congonhas/MG, foi um dos que plantou uma muda de ipê no novo bosque e disse que este ano rotário tem como uma de suas metas a preservação ambiental. "Durante nosso treinamento na sede do Rotary Clube Internacional, nos Estados Unidos, recebemos a missão de incentivar cada rotariano a plantar pelo menos uma árvore neste ano", explicou, elogiando em seguida a parceria do clube de Cataguases com a poder público e a iniciativa privada.
Além dele estiveram presentes ao momento ecológico o vice-prefeito Tita Lima, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, o representanta da Bauminas, Pedro Marcos de Oliveira, o tenente Carlos representando a Polícia Militar do Meio Ambiente, a assessora especial da Prefeitura, Vilmara Amorim, que foram recepcionados pelo presidente do Rotary Clube de Cataguases, Wanderson Henrique da Silva e demais ex-presidentes daquele clube, Silvia Gomes de Carvalho, Rogério Tobias Norte e Liliane Riguete, entre outros participantes.
Wanderson (foto) disse que a parceria foi fundamental para "dar vida a esta área que estava desocupada e que agora se tornará um belo espaço verde que vai contribuir para a melhoria do ambiente nesta região". O Secretário de meio Ambiente, José Emilton, ressaltou ter ficado "muito satisfeito" com o interesse do Rotary em reflorestar aquele espaço e disse estar aberto a outras entidades e empresas que queiram criar áreas verdes no município. A área que começa a ganhar árvores possui quatro mil metros quadrados e segundo Pedro Marcos, a Bauminas fará o plantio do restante "porque temos este compromisso com o meio ambiente", ressaltou.
Em seu rápido pronunciamento o vice-prefeito Tita elogiou o Rotary e a Bauminas pela iniciativa e disse que a Prefeitura tem se esforçado para incrementar ações que beneficiem o meio ambiente. Tenente Carlos, da Polícia do Meio Ambiente lembrou o período longo de seca que vive a região para afirmar na sequência que o gesto de criar um bosque é uma medida para reverter este quadro a médio prazo. Já o ex-presidente do Rotary, Rogério Norte, fez agradecimentos e elogios aos parceiros do Rotary nesta iniciativa que para ele trará "grandes frutos num futuro próximo para a nossa cidade".
Em seguida todos os presentes plantaram uma muda de árvore de três espécies: Ipê, Pau Brasil e goiaba. No local também foi descerrada uma placa com o nome da nova área verde que começa a ganhar forma no terreno que é do município e onde crescia até agora apenas mato e, como aconteceu semana passada, era alvo de incêndio nesta época do ano. A expectativa dos parceiros desta iniciativa é que outras áreas sejam arborizadas por meio de outras parcerias.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE