Operação de retirada do vagão da carreta e sua colocação nos trilhos
Download
O primeiro vagão de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas desembarcou em Vista Alegre, distrito de Cataguases na tarde deste sábado, 16 de setembro. Ele chegou no dia anterior a Leopoldina onde pernoitou no Posto Rio Pomba e, pela manhã fez o trajeto até o distrito cataguasense onde foi retirado da carreta às 12he colocado nos trilhos. A operação aconteceu em frente a antiga estação ferroviária de Vista Alegre e foi concluída aproximadamente às 16h. Em seguida o vagão de passageiros foi levado para Recreio, onde está instalada a oficina de locomotivas e vagões que realiza a manutenção dos equipamentos.
A logística para o transporte do vagão durou dois meses e sua execução foi feita por uma carreta da empresa Nova Era, do Rio Grande do Sul. O içamento do veículo para sua colocação nos trilhos foi realizado com a utilização de dois guindastes da empresa IÇAR, de Juiz de Fora. A Prefeitura de Leopoldina participou da operação com o emprego de maquinário para limpeza e abertura do local escolhido para que fosse retirado da carreta e erguido pelos guindastes. A viagem do vagão de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas teve início às 6h da quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória/ES, com destino a Leopoldina.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, acompanhou a chegada do vagão de passageiros do Trem Rio-Minas em solo do município. De Cataguases estavam o vice-prefeito, Tita Lima, o secretário de Esportes José Vítor Lima e vereador Vinicius Machado, que vem acompanhando de perto todo o processo e é um dos maiores entusiastas do projeto, além, é claro do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento. Vinícius disse ver na chegada do primeiro vagão "o início de um projeto que pode não apenas revitalizar a ferrovia na nossa região, como fortalecer e ampliar o turismo no trecho em que o trem vai funcionar".
De acordo com Paulo Henrique, o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de extrema importância para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. "Esse projeto vai gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região", ressaltou. Com o apoio de voluntários e da Prefeitura de Recreio, a oficina de locomotivas e vagões está sendo toda revitalizada para receber os equipamentos que farão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios/RJ, além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua/RJ e Palma/MG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE