A escala de racionamento foi divulgada quarta-feira, 13, e envolve todos os bairros da cidade
Download
A Prefeitura de Viçosa anunciou na última terça-feira, 12 de setembro, que a cidade vai adotar o regime de racionamento de água a partir do próximo sábado, 16, adiantando, portanto, a data inicialmente divulgada (segunda-feira). A escala com os dias e bairros onde acontecerá o racionamento foi divulgada no dia seguinte, 13, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). No evento, os gestores apresentaram também dados relativos à precipitação, captação, tratamento, armazenamento, distribuição e consumo de água na cidade, bem como medidas tomadas pela Saae diante da escassez de chuva.
Racionamentos
Em 2016, o racionamento de água em Viçosa chegou a durar mais de três meses, tendo sido iniciado em meados do mês de maio e encerrado apenas no final de agosto devido ao baixo nível dos reservatórios e a falta de chuvas.
Desde 2014, em todos os anos a cidade tem passado por períodos de racionamento de água. Em 2015, por exemplo, o racionamento foi feito em momentos de interrupção de fornecimento em escalas de 24 horas e 12 horas por semana.
Um dos principais motivos para a medida nos últimos anos foi o manancial do Ribeirão São Bartolomeu. Em 2017, por exemplo, o rio voltou a sofrer baixas consecutivas. A média de litros por segundo, que normalmente é de 60, já chegou a 40.
Obras
Para que a cidade não abra mão do abastecimento, a Prefeitura realiza obras de ampliação na Estação de Tratamento de Água Violeira desde 2016, que são feitas com a estação em funcionamento. Atualmente, o abastecimento é de aproximadamente 132 litros por segundo e a expectativa é que com as adequações concluídas até novembro deste ano passe para 160 litros por segundo.
Matéria atualizada às 20h28min.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE