Sebastião Heitor ao lado da máquina de escrever que utilizava quando começou sua carreira
Download
Um dos jornalistas e fotógrafos mais respeitados da região, está sendo homenageado pelo município de Leopoldina/MG (24 km de Cataguases). Nesta sexta-feira, 1º de setembro, foi aberta no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, a Exposição "Sebastião Heitor: Fotografando momentos e eternizando memórias". Ela reúne um vasto material colhido por Sebastião Heitor Luiz Valverde em trinta e três anos de carreira e poderá ser visitada até o dia 15 próximo. A abertura foi prestigiada pelo prefeito José Roberto de Oliveira, vice-prefeito Márcio Pimentel, diversos vereadores, além de familiares e amigos do jornalista e fotógrafo talentoso. Representantes da imprensa local e regional também prestigiaram o evento.
A Exposição retrata o trabalho do jornalista, fotógrafo, editor e colecionador, Sebastião Heitor Luiz Valverde, ou Seheluval, como gosta de assinar seus trabalhos. Fundador, em 1984, da Revista Hora H Notícias, que retrata a vida cotidiana de Leopoldina, a exposição inclui os momentos marcantes daquele periódico, com fotos históricas e temáticas selecionadas pelo próprio jornalista, além de coberturas especiais e entrevistas relevantes. As fotografias foram dispostas por módulos que contam em ordem cronológica a história da Revista Hora H Notícias no decorrer dos seus 33 anos. Além disso, os organizadores reuniram um acervo de documentos e fotografias que revelam a personalidade de Sebastião Heitor.
Em seu discurso na solenidade de abertura da Exposição, Sebastião Heitor revelou o seu sentimento naquele momento. "Sinto-me honrado em poder compartilhar com todos os senhores e senhoras, este pedaço da minha vida. Tenho a consciência tranquila, com humildade, de acreditar que minha missão, em algum momento, contribuiu para o desenvolvimento de Leopoldina, seja no convívio social das pessoas, seja na maneira como a comunicação é feita, ou simplesmente e não menos importante, com o aspecto de levar a informação ao público", disse, além de fazer vários agradecimentos.
O jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, compareceu ao evento que considerou ser "uma justa e merecida homenagem" a Sebastião Heitor. De acordo com Marcelo, "Sebastião é um profissional dedicado, competente e talentoso. Além disso, vem sendo ao longo destes anos o grande divulgador dos fatos que acontecem em Leopoldina". E completa em seguida: "Conheço de perto Sebastião, já trabalhamos juntos em alguns momentos de nossas vidas, e posso dizer, com tranquilidade, que ele é um profissional que ama o que faz, por isso, chegou neste patamar de reconhecimento que todos nós temos para com ele", finalizou o jornalista. (Fotos: João Gabriel B. Meneghite/Leopoldinense Online e Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE