O lançamento do selo comemorativo ao centenário de nascimento de Lysis Brandão da Rocha foi o ponto alto da solenidade
Download
A Loja Maçônica Labor e Civismo de Cataguases comemorou na noite deste sábado, 26 de agosto, no Clube do Remo, seus 50 anos de fundação e o centenário de nascimento de Lysis Brandão da Rocha, professor reconhecido em Cataguases e maçom atuante, fundador do Supremo Conclave Autônomo Para o Rito Brasileiro e de diversas lojas maçônicas Brasil afora, além de autor de vários livros sobre o assunto. O ponto alto do evento foi o lançamento do selo alusivo ao centenário de nascimento de Lysis. A solenidade reuniu maçons de diversos estados do país e autoridades civis e militares.
Dentre as autoridades maçônicas presentes estavam Odair Aparecido Busíquia, que é o Grande Procurador do Supremo Conclave; Soberano Grande Regente do Rito, Gilmar Bellotti de Souza; Grande Mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais, Vanderlei Geraldo Assis; Venerável da Loja Maçônica Labor e Civismo, Almir Martins de Almeida; Grande Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, José Humberto Bahia; Grande Soberano Primaz, José Wanderlei Barcellos Garcia; Grande Mestre Administrativo Ad Vitam do Grande Oriente de Minas Gerais, Lázaro Emanuel Franco Salles e o Secretário de Cultura do Grande Oriente de Minas Gerais, Wantuil de Almeida Costa, entre outros.
As autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade são Ronaldo Diniz Pereira, Assessor do Superintendente Estadual dos Correios; o Comandante do Tiro de Guerra, Alexandre Boechat; Comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, major Willian Machado; o presidente da Câmara Municipal de Cataguases Michelângelo Correia, que na ocasião representou o prefeito Willian Lobo de Almeida e o vereador e presidente do Clube do Remo, Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão, entre outros.
Um vídeo com depoimento de Lysis contando a história de fundação da Loja Labor e Civismo abriu a solenidade. Em seguida, Wanderlei Barcellos Garcia, que integra a loja aniversariante, fez um pronunciamento onde lembrou sua criação e todos os ex-veneráveis. Conforme explicou a origem do nome da Loja deve-se ao fato do desejo de todos trabalharem pelo ideal maçônico e o amor à pátria. Ele também disse que aquela entidade sempre deu "acolhida" a outra co-irmã, a Obreiros da Paz, que realizou durante muitos anos reuniões em seu templo. Outra loja, a Voluntários da Pátria, conforme revelou, nasceu dentro da Labor e Civismo "de forma conciliatória e harmoniosa e até hoje trabalha conosco". Por fim revelou que a Labor e Civismo é a única do Brasil a participar de dois conclaves.
A Loja aniversariante e Lysis Brandão da Rocha receberam diversas homenagens durante o evento. Dois convidados fizeram discursos entusiasmados lembrando a importância do professor para a maçonaria e sua atividade incessante em prol daquela instituição milenar. A primeira, feita por Antônio Alberto Schommer, da Grande Oficina Integrada para os Altos Graus, de Mato Grosso, que iniciou na sequência uma série de ofertas à Labor e Civismo. Seu Venerável Almir Martins de Almeida agradeceu as homenagens e reiterou o trabalho realizado pela instituição. Já o presidente da Câmara, vereador Michelângelo Correia, parabenizou a Loja pelo trabalho que desenvolve na cidade e "o belo reconhecimento ao grande professor Lysis". Pelas mulheres, que vêm conquistando espaço maior na Maçonaria, Maria do Carmo Lobo, lembrou o trabalho social que elas desenvolvem revelando que produzem enxoval para recém-nascidos, colchas e lençois que são doados a pessoas carentes, ao asilo e ao Hospital de Cataguases.
Para marcar o centenário de nascimento de Lysis Brandão da Rocha, foi lançado o selo comemorativo à data. Ronaldo Diniz Pereira, dos Correios e José Wanderlei Barcellos Garcia fizeram as três primeiras obliterações oficializando desta forma o lançamento daquela peça que reproduz a foto do homenageado e Cataguases em criação do artista Cláudio Pierrote. Nascido em 06 de agosto de 1917, em Visconde do Rio Branco/MG, o professor Lysis se distinguiu como um dos mais sábios conhecedores da Maçonaria dos últimos tempos, tendo diversas obras publicadas relativas à instituição e à Matemática. Foi um admirador do Rito Brasileiro e o divulgou em diversos estados brasileiros. além do Supremo Conclave Autônomo, ajudou a fundar Lojas Maçônicas em Cataguases, Carangola, Juiz de Fora, Pirapetinga, Barbacena e Sete Lagoas. Ele morreu no dia 03 de julho de 1994, em Cataguases onde está sepultado.
Veja mais fotos da solenidade na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE