Autoridades presentearam as duas alunas que receberam Menção Honrosa na Olimpíada de Matemática
Download
A Energisa lançou nesta manhã de terça-feira, 22 de agosto, no Centro Cultural Humberto Mauro, o "Projeto Ilumina - Gestão de Aprendizagem" em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. Cerca de 900 alunos serão beneficiados com a iniciativa que tem duração inicial de dois anos podendo ser prorrogada. Estiveram presentes à solenidade o diretor presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Milani, além de outros secretários, o vice-prefeito, Tita Lima, e centenas de estudantes e professores.
O Projeto Ilumina é uma iniciativa inovadora em Cataguases, que fomenta o aprendizado da Matemática por meio de jogos online para alunos do 6º ao 9º ano de Escolas Públicas de Cataguases. Através dele, o aluno aprende a disciplina de forma mais lúdica e criativa colaborando para a melhoria da qualidade de ensino. Com sua implantação a Secretaria Municipal de Educação, os supervisores e professores vão poder acompanhar o desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental aprimorando suas habilidades na matemática e contribuindo para um melhor desempenho escolar desses estudantes.
Ana Lívia Pinheiro (foto acima), responsável pela implantação de projetos da Tamboro Educacional, empresa que criou a plataforma online onde é desenvolvido o projeto, explicou o seu funcionamento. Segundo revelou, além de Cataguases e Nova Friburgo, escolas públicas e particulares de outras vinte e cinco cidades já adotaram o software que foi criado há cinco anos. Segundo ela, "em todas os resultados apresentados são excelentes". Quanto a Cataguases, sua expectativa é também a melhor possível. "O projeto foi muito bem recebido pelos professores e toda equipe da Secretaria de Educação e a Energisa está muito confiante nele também, portanto, nossa expectativa é que os alunos também gostem dele e o utilizem bastante", avalia Ana Lívia.
O presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani (foto), disse que a empresa decidiu investir neste projeto porque entende que "o melhor caminho para se conseguir algo pelo nosso país, estado e município é pela Educação", acrescentando que este gesto reforça o compromisso da distribuidora de energia elétrica de "empresa cidadã". Ele também destacou a união entre iniciativa privada e poder público como "essenciais' em projetos desta envergadura, informando que além de Cataguases, Nova Friburgo/RJ (146 km de Cataguases) também está recebendo o projeto Ilumina. Ao final do evento, ele anunciou que os três melhores alunos do projeto vão receber prêmios da Energisa e da Prefeitura.
"Esta proposta me despertou um turbilhoão de desejos", iniciou dizendo o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Milane (foto), ao se referir a implantação do Projeto Ilumina. "Tivemos de nos adequar rapidamente para poder dar início à ele no meio do ano. Aceitamos o desafio - que nos motivou - e hoje estamos aqui para dar o pontapé inicial", contou. O Secretário disse acreditar nesta "metodologia inovadora" e alertou os estudantes sobre esta oportunidade "única de serem os melhores alunos de Cataguases". Ele alertou ainda os jovens para que tenham consciência da importância deste projeto e o aproveitem para que possam se tornar pessoas de sucesso no futuro.
O prefeito Willian Lobo de Almeida (foto) revelou-se feliz com a iniciativa da Energisa e de Cataguases ter sido uma das escolhidas para sediar o projeto. Para o prefeito esta plataforma online de aprendizagem vai provocar uma reação inicial nos alunos que será o aumento da frequência escolar que se sentirão mais motivados e interessados em aprender Matemática. Ele agradeceu a oportunidade dada pela Energisa e parabenizou também os professores e supervisores que foram treinados para orientar os estudantes. "Estamos muito felizes de fazer parte desta inovação e isso vai trazer excelentes resultados para nossos alunos a médio prazo", afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE