A dança do Bate Pau foi uma das atrações da Abertura da Jornada Cultural em Cataguases, na manhã deste domingo
Download
A Praça Chácara Dona Catarina foi o palco, na manhã de domingo, 20 de agosto, da abertura da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Cataguases. O evento serviu também para lembrar o Dia do Folclore, comemorado no dia 19, conforme assinalou a Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, que também é um dos organizadores do evento. A cerimônia contou com apresentações locais tradicionais, como a dança do "Mineiro Pau", pelos integrantes do Centro de Convivência do Idoso, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, e pelos grupos de Folia de Reis dos bairros Sol Nascente e Vila Reis.
A programação da Jornada do Patrimônio Cultural em Cataguases continua até 31 de agosto, com visitas guiadas durante todos os dias, sempre às 9 horas, a partir do Centro Cultural Eva Nil, que também vai expor durante a semana uma Feira de Artesanato. A iniciativa é do IEPHA-MG, da Secretaria de Estado da Cultura, acontece a cada dois anos e vai mobilizar este ano 640 municípios mineiros, com exposições, feiras, apresentações musicais e de teatro, seminários, encontros de grupos populares, visitas guiadas, publicações, entre outras atividades ligadas à preservação do patrimônio cultural de cada cidade participante. O tema desta edição 2017 da Jornada é "Outros Olhares Sobre o Patrimônio Cultural".
Segundo Fausto Menta, o objetivo é promover o envolvimento da sociedade civil com as políticas de preservação do patrimônio cultural, e, em Cataguases, será a oportunidade de apresentar o trabalho realizado de Educação Patrimonial e de discutir futuras ações para o setor. Na abertura, também compareceram o Prefeito Willian Lobo de Almeida e o Secretário Municipal de Esportes, José Vítor Lima, além de um público expressivo que acompanhou as apresentações com muito entusiasmo.
O Secretário de Cultura falou de sua satisfação. "A alegria é tremenda por estarmos aqui nesta manhã, resgatando estas tradições locais, como o Bate Pau e a Folia de Reis. Mostrar para a população que nós trabalhamos e resgatamos o que é importante, é fundamental, porque uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Esta iniciativa é a primeira de muitas, porque a meta da Secretaria de Cultura é resgatar, incentivar e privilegiar a tradição local. Foi emocionante assistir estas apresentações e ver a população prestigiando, as crianças conhecendo estas manifestações. Cultura é isto, não podemos deixar que nossas tradições desapareçam. Vamos trabalhar e incentivar sempre", afirmou Fausto Menta, lembrando que o evento é mais uma chance para o município pontuar no ranking do ICMS Patrimônio Cultural, e, consequentemente, conquistar novos repasses de recursos para os programas e projetos ligados ao patrimônio do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE