Em 27/12/2011 às 15h54 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Itamarati de Minas forma alunos em curso profissionalizante de Costura Industrial do SENAI

Para impulsionar as potencialidades das comunidades em que atua, bem como incentivar a inserção de sua população no mercado de trabalho, a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim proporcionam diferentes projetos educacionais em parceria com ONG´s e instituições especializadas. Um exemplo é o Curso de Corte e Costura Industrial, desenvolvido pelo projeto Profissional Evoluir, em Itamarati de Minas, que em 7 de dezembro formou 40 jovens profissionais do mercado da moda.

O curso, voltado para alunos com idade entre 16 e 29 anos, visa preparar e encaminhar o jovem para o mercado de trabalho local por meio de aulas conceituais e práticas conduzidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Cataguases (Senai). A qualificação, que para muitos jovens é ponto de partida para uma nova vida, oferece atividades complementares, como palestras e oficinas voltadas para a adoção de uma postura profissional eficiente, empreendedorismo, cooperativismo e práticas para melhoria da qualidade de vida. “O curso foi muito válido, pois eu ainda não tinha uma carreira a seguir. Antes eu não sabia nada desta área e saí do curso costurando. Ele pode ser o início para que eu cresça na vida“, comenta Viurene Faria Dutra, que está em seu primeiro emprego de carteira assinada atuando como costureira de uma confecção em Itamarati de Minas.
Profissional Evoluir
Patrocinado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim desde 2007, o projeto Profissional Evoluir - executado pela ONG Evoluir - já formou e conduziu ao mercado de trabalho cerca de 200 jovens de Itamarati de Minas. Além disso, a iniciativa já ofereceu outras atividades como: oficinas de culinária, jardinagem e reflorestamento, mecânico de máquina de costura, pedreiro de alvenaria e pedreiro de acabamento.
A atuação do Profissional Evoluir segue as diretrizes de investimento social orientadas pela  Rota do Trabalho, coordenada pelo Instituto Votorantim, e que incentiva programas e projetos especializados no acesso, capacitação e inserção qualificada da juventude no mercado de trabalho, respeitando as suas vocações e habilidades. “Nossa intenção é impulsionar o desenvolvimento regional e criar, cada vez mais, oportunidades que gerem valor à população das comunidades em que a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim estão inseridos”, explica o gerente geral de Mineração do Negócio Alumínio da Votorantim Metais, Claret Abreu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: