Grande público prestigiou a Mostra de Tecnologia do SENAI que apresentou projetos de alto nível
Download
O SENAI de Cataguases realizou na noite desta sexta-feira, 28 de julho, no ginásio Poliesportivo, mais uma edição da sua Feira Tecnológica INOVATEC, que está em sua terceira edição e contou com a participação de seis turmas dos cursos técnicos daquela instituição, e duas dos cursos de Aprendizagem, totalizando a participação de mais de duzentos alunos, conforme informou a Supervisora Pedagógica da Escola, Sandra Mara Dutra. O evento começou às 19 horas e terminou às 22 horas e contou com mais de 1.300 visitantes.
Sandra Mara revela que estiveram envolvidos diretamente no INOVATEC alunos dos cursos de Administração, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica e Segurança no Trabalho que apresentaram trabalhos com ideias "muito inovadoras para as indústrias", afirmou. E, também estiveram presentes a turma de Aprendizagem em Processos Administrativos que apresentou a distribuidora simulada "Alpha", com ideia de inovação dentro deste setor de varejo, explicou a pedagoga. Além disso, os alunos de Aprendizagem em Confecção do Vestuário apresentaram, durante um desfile de moda, vestidos confeccionados durante todo o curso.
"A idéia do INOVATEC é despertar no aluno o seu espírito empreendedor para que ele possa apresentar novidades para a indústria. Este ano tivemos um diferencial enorme porque os projetos foram muito inovadores e que no futuro serão até patenteadas porque ainda não existem no mercado", conta, Sandra Mara, afirmando que este ano, o INOVATEC alcançou um grau de qualidade "muito elevado". Prova da qualidade do evento, ainda de acordo com a supervisora pedagógica do SENAI é que algumas empresas procuraram a escola interessadas em alguns projetos e agendaram encontros para tratarem do assunto, revelou.
As empresas simuladas que participaram do INOVATEC são Taco Mais, Dona Donits, Divino Sabor, Espaço Fashion Look e Pousada Animilia, sob a coordenação das instrutoras Nagimar Garcia e Juliana. Já a turma de Confecção foi supervisionada pela instrutora Gisele Machado; a de Eletrotécnica foram Vítor e Paulo César; Mecânica ficou a cargo do instrutor Juarez Augusto; o de Mecatrônica com Paulo Henrique e o de Segurança do Trabalho, Daniel.
Veja os projetos apresentados pelos alunos: Dispositivo pneumático para máquina de biscoito caseiro; Kit de automação de alinhamento automotivo; Cortador de juntas; Dispositivo parador de plaina elétrica; Proteção para picadeira; Rolo giratório para tecido; EPI conjugado máscara de solda com protetor auricular; Pé de andaime articulado; Proteção para corrente de talha; Estacionamento temporizado e sinalizado; Bengala ultrassônica; Micro CNC para placas eletrônicas; Automatização de step; Tomada de Segurança; Identificador de terminais de motores de indução; Ventilador automatizado; Automatização de bobinadeira; Alimentador automático para cães; Perseguidor solar; Mais acessbilidade; Projeto de energia solar; Compacta lixo e Impressora 3D.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE