Em 25/07/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vacinação antirrábica será realizada em agosto

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é a única forma de prevenção contra a doença

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é a única forma de prevenção contra a doença

Download
Vai acontecer no mês de agosto, na zona urbana de Cataguases, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017 de cães e gatos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Controle de Endemias, que estabeleceram pontos fixos para a realização da vacinação em todos os sábados do mês (dias 5, 12, 19 e 26 de agosto), de 9 da manhã às 4 horas da tarde. Para isso, o dono do animal deve levá-lo até o ponto de vacinação mais próximo de sua residência para que ele receba a sua dose.

Realizada todos os anos no município, a vacinação contra a raiva em cães e gatos é a única forma de prevenção contra a doença. Embora a raiva esteja controlada, ela ainda é uma grande preocupação, pois é incurável e fatal em praticamente 100% dos casos. Além disso, a doença é uma zoonose e, portanto, pode afetar os seres humanos. Vale lembrar ainda que, caso os animais estejam doentes ou em tratamento de saúde, devem esperar a recuperação para receber a vacina. Isto também vale para as fêmeas que estejam prenhas.

Conforme o responsável pelo Núcleo de Controle de Endemias, Célio José Vieira, os animais de rua também serão vacinados e vão receber braçadeira de identificação. Neste caso, eles serão localizados por busca ativa, na semana posterior ao "Dia D" de cada território onde for montado o ponto fixo. Na zona rural, acontece a vacinação em todos os distritos e localidade, a partir de 10 de setembro, também por busca ativa.

Na raiva, o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais domésticos ou selvagens, como cães, gatos, macacos, morcegos e outros. Ela é transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus. Os principais sintomas são perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em engolir. Caso o animal apresente alguns destes sintomas, deve-se procurar um veterinário rapidamente para iniciar o tratamento, já que em poucos dias ele pode vir a óbito.

Confira a programação da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana de Cataguases:


image


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: raiva, vacinação, antirrábica, cães, gatos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: