Durante três dias capoeiristas se reuniram na cidade para o Encontro de Culturas, de preservação dessa arte
Download
Entre os dias 13 e 16 de julho, aconteceu em Cataguases, o Encontro de Culturas 2017 realizado pela Abadá-Capoeira de Cataguases sob a organização dos Instrutores Tico Preto e Chinês. No período Cataguases recebeu mais de 200 capoeiristas dos quatro cantos do país.
A presença de honra, foi do ilustre José Tadeu Carneiro Cardoso - Mestre Camisa, presidente fundador da Abadá-Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira. Ele que viaja pelo mundo divulgando a Arte-Capoeira, compartilhando sua experiência e seu saber faz questão de frisar: "A capoeira tem valor. A Capoeira é história do Brasil. A capoeira lutou muito para chegar até aqui. Tem que fortalecer a identidade."
A Capoeira é uma arte Brasileira que é tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A Abadá-Capoeira, chegou em Cataguases há mais de 20 anos através do Instrutor Tico Preto e hoje com o Instrutor Chinês, ambos vem lutando para ampliar e manter essa arte viva em nosso município e distritos.
O Encontro de Culturas é um evento que promove a preservação e valorização dessa arte e em sua segunda edição, teve uma programação diversificada com uma cerimônia de abertura, curso de capoeira ministrado pelo Mestre Camisa, caminhada e visita a pontos turísticos da cidade guiada por Virgínia Ribeiro, responsável pelo Programa de Educação Patrimonial de Cataguases, apresentações do Bate-Pau do Pró-Idoso, grupo de Canto e Cança Afro dos bairros Justino e São Vicente, ASCAREC - Associação Caxambu de Recreio, Maculêle Ecológico, show e aulão de Capoeira, finalizando com o batizado e troca de corda dos alunos da Abadá-Capoeira. Grande parte dos alunos batizados faz parte do Projeto Bom Capoeirista é Cidadão Consciente presidido pelo Instrutor Chinês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE