O Juiz Diretor do Forum, Felipe Cancela Júnior e o responsável pela palestra desta quarta-feira, Kassiuskley Ribeiro
Download
Será realizada nesta quarta-feira, 28 de junho, às 9h30min, uma palestra no Fórum da Comarca de Cataguases, pelo Núcleo Técnico do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Deverão estar presentes, além da comunidade jurídica, como advogados e servidores da Justiça, juízes da Comarca e os Desembargadores daquele Tribunal, Vítor Peixoto Parreiras Henriques, Wilson Benevides e Jarbas Ladeira, conforme informou o juiz diretor do Fórum, Felipe Teixeira Cancela Júnior, ao Site do Marcelo Lopes.
O encontro vai acontecer no Salão do Tribunal do Júri onde o servidor do TJMG, Kassiuskley Dreher Ribeiro, vai proferir uma palestra explicativa sobre o que é o PJe - Processo Judicial Eletrônico - seu funcionamento e suas vantagens, fornecendo assim, um panorama geral dessa nova realidade que vai chegar à Comarca de Cataguases a partir do dia 7 de agosto, segundo revelou. "A partir desta data, todos os processos da área cível que derem entrada nesta comarca vão tramitar exclusivamente de maneira eletrônica, sem mais aquelas pilhas de papel", revelou.
Minas Gerais é dividida em 296 comarcas, destas, as 29 maiores que representam quase sessenta por cento da atividade do judiciário estadual já estão funcionando através de processos eletrônicos na área Cível. Somente após a completa implantação do PJe nesta Vara que o Tribunal vai dar início à instalação do mesmo procedimento na área Criminal, acrescentou a jornalista que Letícia Lima de Paula, que também integra a equipe do Núcleo Técnico do Processo Judicial Eletrônico do TJMG.
Antes disso, lembra Letícia, os servidores, advogados e profissionais do Direito vão passar por um treinamento para aprenderem a usar a nova ferramenta. O curso será ministrado entre os dias 17 de julho e 4 de agosto em dois locais: no Salão do Júri do Fórum da Comarca e na Faculdade de Administração Funjobe. Atualmente 41 comarcas em todo o estado utilizam o PJe e além de Cataguases, as comarcas de Leopoldina, Viçosa e Ouro Preto também estão adotando os processos eletrônicos.
O Juiz Diretor do Fórum, Felipe Cancela Júnior recebeu a novidade com muito otimismo e alegria. Segundo ele a chegada do PJe em Cataguases é "uma evolução do processo judicial que está chegando à Comarca. Ele chega agora cumprindo um cronograma estabelecido pelo Tribunal que começou atendendo às comarcas de primeira intrância e, nesta etapa, atende às de segunda entrância, a qual nós pertencemos", revelou. Para ele o PJe "é uma ferramenta que no futuro vai representar evolução imensa na prestação de serviço jurisdicional, principalmente porque ela está em constante evolução, e isso trará ganhos palpáveis para todos que trabalham nesta área", finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE