A equipe de alunos e professores comemorou a conclusão do curso e a realização de quatro projetos criativos voltados para a internet
Download
Com a presença da coordenadora da Rede Técnica em Educação da Superintendência Regional de Educação de Leopoldina, Daniela Ferreira, dos diretores da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, Maria Tereza Alonso, João Dioni e Roberta Moraes, além dos professores, Carlos Chagas, Danilo Moreira e Kelly Cristovão e da coordenadora do curso, Maria Cristina do Nascimento, foi realizada no dia 9 de junho, a apresentação dos trabalhos finais do curso Técnico de Informática - Pronatec - pelos alunos daquela escola.
Os trabalhos fazem parte da disciplina Projeto Integrador que propõe aos alunos montarem um trabalho final, que apresentem conteúdos aprendidos durante o curso. A iniciativa, explica o professor Carlos Chagas, "permite desenvolver práticas interdisciplinares e contextualizadas, que possibilitam aos estudantes elaborarem os conceitos envoltos no curso, bem como desenvolver competências inerentes ao perfil do egresso de formação, além de proporcionar ao estudante vivenciar a rotina do profissional técnico".
A coordenadora do curso, Maria Cristina do Nascimento, ao abrir as apresentações falou sobre a experiência do Pronatec em Cataguases, em três anos de atividade no município quando se formaram três turmas naquela escola. Ela agradeceu o apoio recebido da direção e disse que o programa na Marieta Soares Teixeira, o conhecido Polivalente, "sempre contou com uma excelente equipe de professores", salientou.
Na sequência, os professores Carlos Chagas e Rogério Oliveira deram início à aula de apresentação, onde explicaram sobre os quatro projetos que seriam apresentados a seguir. "São quatro sites onde os alunos puderem colocar em prática um pouco do que aprenderam durante o curso", revelou Carlos, que foi o professor responsável pela disciplina. Ele revelou que a proposta "contribuiu para tirar os alunos da zona de conforto em que se encontravam já que muitos pensavam que aprenderam apenas a montar um site. Mas, na verdade, este projeto, é muito mais que programação Web, porque ele ensina a utilizar várias competências aprendidas durante o curso. O proposito era trabalhar três disciplinas, mas com certeza utilizaram bem mais. Posso citar, além da programação Web, conceitos de segurança da informação, empreendedorismo, projeto de sistemas, técnicas de comunicação", destacou. Concluiu dizendo que tudo foi feito pelos alunos, e que o sucesso do projeto é todos os professores do curso.
Os quatro projetos apresentados pelos alunos são:
Cidade das Plantas: Criado com o intuito de mostrar as plantas cultivadas e vendidas no município de Dona Euzébia. De caráter informativo, o visitante pode conhecer um pouco sobre as plantas produzidas e vendidas naquela cidade. Em breve, o site terá informações sobre os viveiros da cidade. Link:
http://cidadedasplantas.tk/
Curta Cata: Este projeto mostra os pontos turísticos da cidade de Cataguases de uma forma diferente. O visitante vê fotos dos locais, informações e consegue traçar uma rota de onde ele está até o local escolhido para visitar. Link:
http://curtacata.tk/
Primeiro Emprego: Tem dicas de como montar um curriculum vitae, como se comportar em uma entrevista de emprego e oferece um diferencial: os alunos fizeram parcerias com empresas da cidade e divulgaram vagas disponíveis para primeiro emprego no site. Link:
https://projetofinal20174.wixsite.com/firstjob
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE