Em 06/06/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Colégio Carmo realiza neste sábado sua tradicional Festa Junina

A festa junina do Colégio Carmo mobiliza a comunidade em torno de suas atrações, além de começar na parte da tarde

A festa junina do Colégio Carmo mobiliza a comunidade em torno de suas atrações, além de começar na parte da tarde

Download
O Colégio Carmo abre suas portas, neste sábado, 10 de junho, para a comunidade participar de sua tradicional Festa Junina. Todos estão convidados para assistir às apresentações de dança dos estudantes, do Maternal ao Ensino Médio. 

Entre uma dança e outra, os convidados podem aproveitar também para brincar nas barraquinhas de pescaria, boca do palhaço, rabo de burro e para se deliciar com os quitutes juninos, nas barracas de pastéis, caldos, canjica, arroz doce, docinhos e salgadinhos. Tudo preparado com muito carinho pela equipe carmelita, a fim de compartilhar momentos de muita integração e alegria.

Educação Infantil abre a festa a partir das 16h
As danças da Educação Infantil começam com os pequenos do Maternal II, que vão brincar de roceiros, plantando cenoura e cana ("Plantei, plantei"), e coordenar os movimentos com "Uma rodadinha, outra rodadinha", e com o "Bate a mão, bate o pé".  

Depois deles, o 1º período vem animado com a dança do Seu Zé, o pipoqueiro ("Dança da Pipoca") e com o "Pot-pourri da saia", uma quadrilha infantil e volta de uma grande saia.

Na sequência, o Maternal III se apresenta com a "Dança do Pandeirinho" e a "Dança das Bandeirinhas", colorindo a noite. As turmas do 2º período prepararam duas danças. Em "Pescaria de Quermesse", os meninos pescadores fisgam um peixe, mas querem mesmo é fisgar um amor. Em "Esperando na Janela", as meninas jogam seu charme, cada uma em uma janelinha. 

Ensino Fundamental I se apresenta a partir das 18h
A partir das 18 horas, começam as apresentações do Ensino Fundamental I. As meninas do 1º ano trazem bonecas de pano para dançar "O xote das meninas", ao som das sanfonas dos meninos. Em seguida, com a "Festa no Arraial", deixam as bonecas de lado para dançar com seus pares.

Com coreografias da professora de Educação Física Graziela Porfiro, as turmas do 2º ao 5º anos se apresentam com músicas folclóricas que procuram destacar a diversidade cultural nos biomas brasileiros. "Como gostamos de trabalhar com músicas de cultura popular, saindo um pouco da cultura de massa, pesquisamos ritmos do folclore que representem alguns biomas brasileiros", explicou a professora. 

Inaugurando esta seleção musical, entram as turmas do 2º ano, dançando "Às margens do Lago Verde", com o Carimbó, um ritmo típico do estado do Pará que mescla um pouco das culturas indígena, africana e portuguesa.Balançando suas saias rodadas e estampadas, as meninas rodopiam, enquanto os meninos batem os pés ao som frenético dos tambores.

Sucesso de Geraldo Vandré, de 1966, "Disparada" é a música escolhida para a apresentação das turmas do 3º ano. O arrasta-pé é uma mistura de forró com outros ritmos nordestinos, como o xote, o baião e o xaxado, ao som de sanfonas, zabumbas e triângulos.

Balançando suas sombrinhas coloridas, o 4º ano se apresenta com o frevo "Banho de Cheiro", sucesso na década de 1980, com Elba Ramalho. Ritmo popular de Pernambuco, com seus passos acrobáticos e acelerados, o frevo vai contagiar a todos com sua alegria.

Surgiu no estado de Pernambuco, também, o ritmo escolhido para a dança do 5º ano: o Maracatu. Tradicionalmente, esta dança de cortejo, associada aos reis congos, foi ganhando elementos novos, chegando às festas de carnaval do Recife, ao som de diversos instrumentos de percussão, como a caixa, a zabumba, a cuíca e o chocalho.

Ensino fundamental II e Ensino Médio dançam a partir das 19h30
A partir das 19h30, começam as apresentações do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O tradicional "Quadrilhão", neste ano, vem primeiro, reunindo estudantes do 9º ano e do Ensino Médio. Quem comanda a brincadeira é a professora de Educação Física Ana Gabriela. O 8º ano se apresenta logo depois, com o "Xote dos Milagres", do grupo paulistano "Falamansa", no melhor estilo do forró universitário.

Encerrando a noite, as turmas de 6º e 7º anos vão pular e dançar "feito bomba no São João", como diz a letra da canção escolhida, "Olhinhos da Fogueira", do grupo que surgiu em Fortaleza na década de 1990, o "Mastruz com Leite".O ritmo mescla elementos tradicionais do forró com o teclado, o baixo e a guitarra elétrica, a partir de influências do pop e do rock. A coreografia é da professora Graziela, com a colaboração da professora Ana Gabriela. (Foto: Arquivo - Colégio Carmo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Luciana Mendonça de Melo

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Carmo

Tags: Festa Junina, Colégio Carmo, dança, folclore





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: