A Conferência Municipal de Saúde começou às 8 horas e terminou às 19 horas com um número significativo de participantes
Download
Terminou no começo da noite deste sábado, 3 de junho, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Cataguases que começou às 8 horas da manhã e reuniu um número significativo de participantes. O prefeito Willian Lobo de Almeida, o Secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José do Carmo Paulo e Silva (Zezão), o Diretor Médico da Secretaria Municipal de Saúde, Murilo Possani, o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Michelangelo Correa e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, João Paulo Vargas Vairo, entre outros participaram da solenidade de abertura.
A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, mas a última realizada foi no mandato anterior de Willian Lobo, e tem o objetivo de traçar as diretrizes e o plano de ação para os próximos quatro anos, conforme informou Zezão (foto ao lado). Este ano o tema do evento foi "Saúde pública de qualidade, um desafio frente à nova realidade do SUS", aconteceu no Salão Paroquial do Santuário de Santa Rita de Cássia, e contou com três eixos de discussão: "Rede de Atenção à Saúde, "Financiamento" e "Participação na efetivação da política pública de Saúde". Outro fator relevante para a importância desta Conferência, segundo Zezão, é o fato da Saúde em Cataguases ser gestão plena, "ou seja, os recursos recebidos são transferidos de fundo a fundo, diretamente da origem para a Secretaria Municipal de Saúde, cabendo ao gestor sua administração", explica.
Em seu pronunciamento na abertura da Conferência, o prefeito lembrou as dificuldades que o setor passa e seu desejo de melhorar a qualidade dos serviços. Falou também de suas realizações na área lembrando seu curto período de mandato e desejou a todos um dia "muito proveitoso" de trabalho. Durante todo o dia, diversas propostas foram discutidas e elaboradas para serem levadas à plenário na parte final do evento. Aquelas aprovadas vão fazer parte do Plano Plurianual e integrar as diretrizes de saúde a partir de 2018. Uma das prioridades foi a que cria o plano de cargos e salários para os funcionários da Saúde. As propostas aprovadas serão divulgadas a partir de segunda-feira, 5, e na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, que acontece às terças-feiras. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE