O programa objetiva a capacitação de adolescentes através de cursos profissionalizantes e prevê a inserção desses jovens no mercado de trabalho
Download
Capacitar 50 jovens e deixá-los aptos a ingressarem no mercado de trabalho, exercendo as mais diversas funções dentro do comércio local é a meta do Programa Jovem de Futuro que inicia nova turma a partir do próximo dia 24, com aulas teóricas na sede do Tiro de Guerra, em Viçosa (114 km de Cataguases). O programa objetiva a capacitação de adolescentes através de cursos profissionalizantes e prevê a inserção desses jovens no mercado de trabalho, garantindo-lhes experiência por meio de estágios.
Apresentada ao Prefeito Ângelo Chequer no final de 2014, a ideia foi inspirada na antiga guarda mirim. O programa foi idealizado pelo Professor Tancredo de Almada Cruz, na época Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa (CMDCA), Presidente da ONG Census e Presidente do Conselho de Administração da ADEVI.
A turma é selecionada pelo Setor de Inclusão Produtiva por indicação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar. O público alvo são jovens com idade entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social, medidas socioeducativas, liberdade assistida e jovens da rede pública de ensino que se enquadram dentro das condicionalidades do programa.
Em recente reunião, o Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Figueiredo Salgado, e a Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares, reafirmaram a parceria para a capacitação dos jovens. Neste propósito, Monique Eller, diretora da Central Estudantil de Empresas Juniores (CEEMPRE), juntamente com o Diretor de Relações Institucionais da UFV, Alair Ferreira de Freitas, vêm articulando junto com a coordenação do Programa Jovem de Futuro, alternativas de capacitação, profissionalização, palestras e um leque de oportunidades para os jovens participantes do Programa em 2017.
O Coordenador do Setor de Inclusão Produtiva e do Programa Jovem de Futuro, Fabrício Vieira, vê um grande avanço na parceria firmada com a UFV, assegurando que assim será possível trazer toda a tecnologia existente na UFV para o programa Jovem de Futuro.
Outra parceira sempre presente, é com a Casa do Empresário de Viçosa, que mais uma vez abraçou o Programa Jovem de Futuro e tem dado todo o apoio para articular junto aos empresários e buscar alternativas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho para que, ao fim do programa, eles possam ser encaminhados para o seu primeiro emprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE