Em 25/12/2011 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Energisa investe em seu primeiro projeto de bioenergia e amplia o de energia eólica


A Energisa S/A  acaba de firmar acordo que poderá agregar até 170 MW ao parque gerador sob sua gestão. A transação se dará pela aquisição de 85% de duas usinas termelétricas operacionais movidas à biomassa de cana-de-açúcar da Tonon Bionergia, localizadas em Bocaina (SP) e Maracajú (MS).
Adicionalmente, aproveitando o aumento previsto na capacidade de plantio e moagem da Tonon, a Energisa terá o direito de expandir as usinas termelétricas existentes e construir e explorar comercialmente, em sua totalidade, outras duas termelétricas a serem implantadas nos mesmos locais. As unidades que já estão em funcionamento perfazem 60 MW. Já as unidades que serão repotenciadas/implantadas deverão adicionar 110 MW quando se tornarem operacionais. Os projetos estão em fase inicial de estudos de engenharia e definição de equipamentos, e a previsão de início da operação comercial das expansões é para o primeiro semestre de 2014, após serem obtidas as autorizações de expansão.
O investimento total da Energisa nestas aquisições será de aproximadamente R$ 490 milhões, sendo R$ 140 milhões o valor da aquisição dos ativos e projetos. “A parceria com a Tonon é de grande importância na medida em que reitera o compromisso da Energisa na geração de energia limpa”, afirma Maurício Botelho, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do grupo. A conclusão do negócio está sujeita ao cumprimento de algumas condições precedentes usualmente aplicáveis a transações dessa natureza.
Uma das grandes apostas da Energisa é na geração de energia renovável. Nos últimos dois anos, a companhia intensificou os investimentos destinados aos projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e ingressou definitivamente no segmento de geração de energia elétrica por fonte eólica. Até 2016, o plano estratégico da Energisa é de contratar a construção de 500 MW de potência instalada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: