Em 27/03/2017 às 13h38 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

PROLER inicia projeto para estimular leitura e escrita nas escolas municipais

O objetivo do projeto é estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados

O objetivo do projeto é estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados

Download
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do PROLER, iniciou na última semana o projeto de leitura e escrita "Lendo e escrevendo na escola", destinado a alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que vai se desenvolver por um período de oito meses.

Além da equipe do POLER, o projeto envolve bibliotecários, supervisores e professores de Língua Portuguesa das escolas. O objetivo, conforme explica a coordenadora do PROLER, Flávia Lobo, é estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.

Segundo ela, o projeto se justifica uma vez que a sociedade contemporânea vive numa cultura predominantemente escrita, com diferentes meios impressos ou virtuais, que exercem uma constante interação através da ação leitora. "A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita, em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes", diz.

Na prática, o "Lendo e escrevendo na escola" vai desenvolver estratégias para cada um dos anos escolares que fazem parte do projeto para incentivar os estudantes a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa. Para isto, serão utilizados diferentes conteúdos, como a própria leitura, estudo das características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel, produção e revisão de textos. Os recursos utilizados serão livros literários, livros infanto-juvenis, revistas, jornais, literatura de cordel, caixinha de leitura, data show, computador, cartazes, televisão, DVD e quadro de giz.

Na última semana, os trabalhos foram iniciados nas escolas Boaventura Abritta, Manoel Pais Thiago, Professora Carmelita Guimarães, João Ignácio Peixoto, Prefeito José Esteves e Francico Rodrigues. Flávia Lobo explica, ainda, que, ao final, será realizada uma amostra e uma avaliação do projeto, com a exposição dos resultados e apresentações das atividades realizadas, com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto. (Reprodução Jornal Cataguases)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: PROLER, leitura, escrita, escola, alunos, estudantes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: