Há reclamações de postes apagados em diversos bairros do município: sensação de insegurança
Download
A publicação da matéria pelo Site do Marcelo Lopes, no começo da tarde deste sábado, 18, sobre o estupro de uma mulher ocorrido embaixo da Ponte Metálica, que está mal iluminada, e vem sendo local preferido por marginais para a prática de furtos e assaltos, retratou também as reclamações da população a respeito da realidade precária da iluminação pública em vários bairros, levou a Prefeitura de Cataguases a se pronunciar e mais pessoas a contarem também novos problemas de falta de luz em suas ruas. Até agora, a única envolvida neste assunto que não fez nada é justamente quem recebe para fazer: a Energisa Soluções. A empresa que desde 2015 tem a obrigação, por contrato, de realizar a manutenção das lâmpadas dos postes em todo o município, não vem cumprindo, como deveria, sua parte no contrato que lhe remunera muito bem pelo serviço.
Em comunicado divulgado no começo da noite deste sábado, em sua página no Facebook, a Prefeitura de Cataguases mostrou a realidade da segurança no município. Disse que esta área é responsabilidade do governo do estado e que mesmo assim "colabora fornecendo combustível, materiais de escritório, equipamentos de informática, pneus, etc, para a PM e profissionais para o setor administrativo da Polícia Civil". E completou: "A administração municipal, infelizmente, não tem o poder de trazer mais policiais para trabalhar aqui, cabendo ao governo do Estado aumentar o efetivo", que é reduzido. Em Ubá, lembra a nota, há um número "muito maior do que em Cataguases" (de policiais militares). Diz ainda que fará um pedido em conjunto com a Câmara Municipal ao governador para que envie mais policiais a Cataguases. Outro problema é a falta de viaturas que estão em péssimas condições. Como o estado também não manda recursos para manutenção destes veículos a Prefeitura, reitera a Nota, vai colabrar com o reparo destes carros.
A respeito da iluminação pública, o texto informa que a Prefeitura "manteve várias reuniões com a Energisa Soluções. Não revela, porém, se trouxeram resultados positivos nem tampouco se ocorreu algum tipo de comprometimento da empresa em melhorar seu atendimento, restringindo-se apenas a dizer que a Prefeitura passou a fazer o controle dos atendimentos e notificações encaminhadas àquela empresa a fim de fiscalizar o serviço e buscar sua excelência. Uma fonte ouvida pelo site informou que o contrato de prestação de serviço entre o município e a Energisa Soluções prevê o pagamento mensal de cerca de R$ 40 mil pela manutenção da iluminação pública em Cataguases. Desta forma, entende-se que quanto menor o número de lâmpadas trocadas no mês, maior o lucro da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE