Rita, personagem do filme Rainha, que será exibido durante a divulgação do resultado do Edital
Download
No dia 21 de fevereiro, terça-feira, às18h30, será realizado em Cataguases, no Estúdio Escola Fábrica do Futuro (PINA), o evento para divulgação dos resultados do 2º Edital Usina Criativa de Cinema, uma iniciativa voltada paranovos realizadores audiovisuais da Zona da Mata. Como na edição anterior, os vencedores receberão recursos financeiros e consultorias especializadas em todas as fases de produção de seus curtas, que devem ser inéditos e originais, em qualquer gênero: ficção, documentário, animação e experimental.
Em 2017, o Edital Usina Criativa de Cinema superou expectativas,com um total de 23 inscritos, sendo 13 de Cataguases, 4 de Ubá, 2 de Leopoldina, 2 de Muriaé, 1 de Visconde de Rio Branco, e 1 de Descoberto. Um desafio para a Comissão de Seleção, formada por profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro, que irãoapontar os quatro projetos que melhor atenderam os critérios exigidos. Uma 5ª proposta será contemplada na categoria Diretor Convidado, como previsto no Edital.
Na programação, destaque para a exibição do curta-metragem "Rainha", da cineasta carioca Sabrina Fidalgo, diretora convidada no1º Edital. E ainda, será exibido o mini-documentário"Correndo Atrás", sobre os bastidores do longa-metragem de mesmo nome, gravado no segundo semestre de 2016 em Muriaé. O minidoc foi produzido por Jader Barreto Lima e Rafaella Lima,selecionados no 1ºEdital Usina 2016 com o curta "De Quando em Vez".
Na sequência, aquecendo o clima de pré-carnaval, um show com a cantora e compositora leopoldinenseThaylis Carneiro, vencedora como Melhor Trilha Sonora no 1º Edital. Para encerrar, uma apresentação da Bateria Fúria da Águia, de Cataguases, que fez uma participação especial no filme Rainha.
O Edital Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com o patrocínio da ENERGISA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE