Todo o levantamento topográfico do trecho que vai receber pavimentação vai demorar cerca de dez dias
Download
A conhecida estrada da Empa, que foi projetada para ser a principal via de acesso a Cataguases pelo bairro Taquara Preta, ligando a BR 120, deverá finalmente ser concluída. Informações neste sentido foram repassadas por Alex Carvalho, que foi o principal assessor do ex-prefeito Cesinha Samor na gestão passada. Ele, inclusive, esteve no Paço Municipal na última terça-feira, 14, à tarde para tratar deste assunto. Segundo Alex disse ao Site do Marcelo Lopes, "provavelmente, já na próxima semana estaremos indo a Belo Horizonte com o prefeito Willian Lobo de Almeida, o ex-prefeito Cesinha e o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, assinar o convênio para início das obras de conclusão da estrada da Empa com o governador Fernando Pimentel", disse o ex-assessor.
Em 2016, o então prefeito Cesinha Samor, juntamente com o presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, estiveram com o Governador Fernando Pimentel quando lhe apresentaram um projeto de crescimento daquela empresa distribuidora de energia elétrica e a importância do término das obras da "estrada da Empa" para o município. Os valores previstos para a conclusão do trecho seriam da ordem de R$ 4 milhões de reais, considerados modestos em se tratando de investimentos do governo do estado. O governador se sensibilizou com a situação e se comprometeu estudar uma solução.
No último dia 1º de fevereiro, o ex-prefeito Cesinha, Alex Carvalho e Eduardo Mantovani retornaram a Belo Horizonte onde foram recebidos em audiência pelo Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Murilo Valadares e por engenheiros do DER - Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - para darem continuidade ao término das obras da estrada da Empa. Ao final do encontro ficou decidido que aquele órgão iria dar início ao projeto básico e após sua conclusão seria marcado novo encontro para definir o início da obra.
Nesta terça-feira, 14, uma equipe composta por dez profissionais do setor de Topografia do DER-MG está em Cataguases trabalhando na estrada da Empa fazendo o levantamento topográfico de toda a extensão do trecho que deverá ser pavimentado. São 1.800 metros de estrada que ainda precisam ser asfaltados até a chegada na BR-120, rodovia que liga o município a Leopoldina. Segundo informou Fábio Deolindo Cassiano, responsável pelo levantamento topográfico, o serviço deverá terminar na sexta-feira, dia 24, "mas não tem prazo para a obra começar", avisou.
Sob um sol de mais de quarenta graus em pleno verão cataguasense, ele e sua equipe realizavam, pacientemente, as medições de toda a área. Depois de concluída esta etapa, tudo é encaminhado para uma equipe de engenheiros do DER para a elaboração do projeto. "Esta fase é a que chamamos de estudo topográfico onde são feitas as análises do terreno, as erosões e tudo o que há nele", explicou. Willian Lobo, atual prefeito, já assumiu as tratativas com o governo de Minas sobre a continuação das obras da Empa e disse estar empenhado na sua continuidade. "Em Belo Horizonte, vamos reforçar com o Governador e os demais órgãos competentes, os ganhos que esta obra vão proporcionar para a nossa cidade", destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE