Em 22/12/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Inauguração de Memorial encerra as comemorações pelo centenário do Hospital

Solenidade teve até descida de rapel do alto do prédio por duas mulheres e bolo comemorativo

Lançamento do selo alusivo aos cem anos do Hospital de Cataguases: um registro histórico

Lançamento do selo alusivo aos cem anos do Hospital de Cataguases: um registro histórico

Download
O Hospital de Cataguases encerrou nesta manhã de quinta-feira, 22 de dezembro, a extensa comemoração pelos cem anos de sua fundação e funcionamento ininterruptos, com a inauguração de um Memorial que conta a sua história. Na última terça-feira, aquela instituição, em outra solenidade comemorativa outorgou o Certificado Emanoel Carvalheira Peixoto a dezenas de personalidades que de alguma forma foram importantes para a história do Hospital, ajudando-o a chegar ao primeiro centenário.

imageInstalado nas paredes do hall de entrada do Hospital, o Memorial é composto por um rico material fotográfico sobre a instituição e também de Cataguases, já que as duas histórias praticamente se confundem. Há também doações de utensilios usados por médicos de gerações anteriores que foram ícones na cidade, como o saudoso doutor Lídio, e doados por outras pessoas, como um microscópio e até uma centrífuga manual. O local também não esqueceu dos médicos que marcaram a história da medicina no município e dedicou um espaço especial à eles, bem como de todos os funcionários que hoje trabalham naquele local, enfermeiros e do Corpo Clínico.

A solenidade contou com a participação do padre Divanes, do pastor Nelquiades e da representante espírita, Ana Luíza Diogo que fizeram uma reflexão espiritual com os presentes que se aglomeraram na rua em frente ao hospital. Todos destacaram a longevidade daquela Santa Casa como sendo fruto do esforço daqueles que se dedicam à ela. A supervisora do Hospital, Maria Inês Dal Bianco, falou de seu prazer em trabalhar naquela instituição e disse perceber isso em toda a equipe. "O sentimento de todos aqui é de orgulho e amor pelo hospital". E voltando-se para a realidade da instituição disse que "apesar do abandono de certas autoridades o hospital tem cumprido sua missão". Por fim, a vice-presidente da Federassantas, Rita de Cássia Pereira, disse que o hospital deve seu centenário aos "recursos humanos que sempre teve disponível".

imageO Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bil, fez novas homenagens a vários presentes e lançou o selo comemorativo pelos cem anos da instituição ao lado da gerente da agência dos Correios em Cataguases, Adriana Alves Santos. Ela disse que se alguém quiser adquirir o selo basta ir na agência e solicitar o referente ao do centenário do hospital. Em seguida duas funcionárias da Santa Casa que também são bombeiras civis desceram do terraço do hospital em rapel até o solo, chamando a atenção do público presente e uma chuva de bolas coloridas foram soltas lá de cima colorindo o céu. Encerrando a cerimônia, Bil convidou todos os presentes a cantar o "parabens a você" para o Hospital e saborearem uma fatia de bolo alusivo à data. 

Veja as fotos da festa na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: centenário, hospital, aniversário, comemoração, Memorial





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: