Parte do grupo de pessoas que forma a fila em frente a Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira: disposição para ficar até segunda-feira
Download
Um grupo de pessoas está acampado em frente da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, no bairro Granjaria, em Cataguases à espera de matricular seus filhos no sexto ano do Ensino Fundamental. As matrículas só serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, 12 de dezembro, pela manhã. Mesmo assim, a primeira da fila chegou à porta do colégio às 8 horas desta sexta-feira. O esforço quase hercúleo, além do amor imenso de pais por seus filhos, tem outra justificativa: a qualidade do ensino daquela escola e a disciplina que é aplicada junto aos alunos, afirmaram os primeiros que chegara para a reportagem do Site.
Serão oferecidas 105 vagas, conforme informação da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. O número, porém, é insuficiente para a demanda. Esta é uma das causas que obriga pais e parentes a irem para a porta da escola muito cedo e se revezarem por lá. Faz também movimentar a economia informal. Várias pessoas que estavam na fila contaram que vão pagar entre R$50 e R$100 para terceiros passarem a noite em seus lugares.
Desde que chegaram de manhã, os primeiros, enfrentaram sol quente e no início da noite, o grupo que já está maior, pegou a primeira chuva da noite que promete mais, segundo a meteorologia. Uma necessidade que os formadores da fila sentem no local é a de um banheiro químico. "Seria muito bom se a prefeitura mandasse para cá um desses para a gente usar porque não temos onde ir", disseram. Alex Carvalho disse ao Site, por telefone, que se a prefeitura tiver banheiros químicos licitados iria mandar uma unidade para o local.
"Estamos pensando no futuro. Queremos que nossos filhos passem no Cefet ou em uma universidade pública", contou uma das mães. Outra disse que veio mais cedo porque soube que o número de vagas seria apenas setenta "e eu não queria perder a do meu filho", disse. A pessoa que ocupa a décima oitava posição na fila chegou ao local ás 14 horas. Às 20h30min, quando esta reportagem estava sendo produzida, a fila já estava com 52 pessoas que se organziram por meio de senhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE