Participaram do projeto educadores de 33 escolas municipais e estaduais, inclusive de Cataguases
Download
O Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), realizado pela CBA há 15 anos, promove no dia 8 de dezembro, no Grande Hotel Muriaé, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por professores de escolas públicas, que participaram do Curso de Atualização em Educação Ambiental.A ideia é incentivar os professores a atuarem como multiplicadores do conhecimento em suas escolas e na comunidade.
Participaram do projeto educadores de 33 escolas municipais e estaduais dos municípios de Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Muriaé, Rosário da Limeira, Fervedouro e Miradouro. Após o ciclo de palestras e oficinas realizadas ao longo do ano, os professores desenvolveram um projeto ambiental, que será apresentado. O tema deste ano é "Fazendo educação ambiental através da arte", com teatro, dança e música. Os três melhores trabalhos serão premiados.
Para Simone Soares dos Santos, professora de Ciências do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Auxiliadora GuarçoniBeniniBonato da cidade de Rosário da Limeira, o projeto contribuiu para sua atuação junto à comunidade.Ela participa pela segunda vez da iniciativa da CBA. "Faz o professor rever o seu papel e a sua prática e é uma oportunidade de fazer com que o conhecimento realmente aconteça", avalia. "Sacode a gente e nos faz refletir e mudar muitas atitudes. É uma injeção de ânimo e me faz sentir orgulho por saber que a gente pode fazer a diferença", completa. Trinta alunos participam do projeto da professora Simone.
Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da CBA, destaca a importância do Programa. "O PECA tem papel relevante junto à comunidade da Zona da Mata na construção de uma consciência de conservação e responsabilidade com o meio ambiente", avalia.
Programa de Educação e Comunicação Socioambiental
O Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) é desenvolvidopela CBA desde 2001 e tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o Meio Ambiente, a fim de contribuir para a preservação, a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade.
O Programa atende a Lei N° 9.795, de 27 de abril e 1999 – que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no país e a Deliberação Normativa (DN) n° 110 de 18/07/2007, do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE