Hospital de Cataguases faz, esta manhã, campanha reforçada de doação de sangue
Download
O Hospital de Cataguases e o Hemominas vão promover uma ação em comemoração ao "Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue", nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, das 7 às 12 horas. Durante a ação as entidades estão propondo um desafio: a coleta de setenta bolsas de sangue, 20 a mais que nos dias tradicionais de captação.
Segundo a assistente social do Hospital, Rosilaine Amorim do Bem, neste dia a instituição oferecerá um lanche reforçado aos voluntários, acontecerá também palestras sobre a coleta de sangue com os técnicos do Hemominas e, para gerar um momento de descontração, os Doutores Cura–Cura vão recepcionar os doadores.
O dia 25 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. No Brasil, são coletada anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue.
É por isso que Hospital de Cataguases valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, grande parte dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, sem ter um paciente vinculado à doação. O que atesta a fidelização dos doadores em relação ao trabalho desenvolvido pela parceria do Hospital e Hemominas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE