O evento contou com grande público e palestrantes conceituados
Download
A coordenação da Unidade de Tratamento Intensivo e o Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Cataguases promoveram uma Sessão Clínica sobre "Orientação na Insuficiência Respiratória Aguda: Tipos de suportes ventilatórios" com o fisioterapeuta, plantonista do Hospital do Câncer de Muriaé e professor da Faculdade Sudamérica, Antônio Lucas. O evento reuniu, dia 3 de novembro, no auditório do 13º andar da instituição profissionais de enfermagem, medicina e alunos do curso superior de Fisioterapia e do curso técnico de Enfermagem da Escola Municipal Joana D’Arc.
"O objetivo é reunir os profissionais de diversas áreas, médico, fisioterapeuta, enfermeiro e o técnico de enfermagem pra gente tentar trabalhar junto, dentro desse grande conceito da UTI que é a multidisciplinariedade, criando uma grande estrutura de tratamento contínuo", afirmou o médico e diretor técnico do Hospital, Nivaldo Santos Gribel. Ele, falou ainda sobre insuficiência respiratória afirmou o seguinte: "Certamente 40% dos casos de internação em UTI usam respiração mecânica, e esse é um dado oficial de literatura médica".
Antônio Lucas abriu sua fala evocando a atenção dos presentes para a necessidade de um trabalho em conjunto das equipes multidisciplinares de UTI para a obtenção do sucesso no tratamento e a necessidade de inspecionar e detectar os aspectos apresentados pelo paciente durante o tratamento, como cansaço, dor, entre outros sintomas. Também relatou formas de tentar melhorar a respiração do paciente.
As avaliações sobre o evento e a participação das equipes durante o bate-papo informal com Antônio Lucas foram positivas, conforme informaram os organizadores, o coordenador do NEP, Fábio Freitas Rocha, e a enfermeira coordenadora da UTI, Sarah Almeida Vieira Miranda. Ao final da palestra aconteceu um sorteio de prêmios. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE