Ulisses Oliveira, vencedor do Concurso, ao lado da diretoria do Circuito Serras e Cachoeiras
Download
O Circuito Serras e Cachoeiras realizou nesta sexta-feira, 11 de novembro, no Espaço Maria Festas, em Cataguases, uma confraternização para a entrega da premiação aos vencedores do I Concurso de Fotografias "Um novo olhar sobre o Circuito Serras e Cachoeiras". A noite também homenageou os prefeitos das cidades que integram o Circuito e que estão em final de mandato além de dar as boas vindas aos novos gestores, conforme destacou a presidente da entidade, Vilmara Alves Amorim em seu breve pronunciamento.
O concurso foi aberto em abril deste ano destinado a fotógrafos amadores de todo o país desde que fotografassem uma das cidades integrantes do Cicuito. O grande vencedor foi o carioca Ulisses Silva Oliveira (foto ao lado), que tem vínculos familiares com Cataguases. Ele participou com a fotografia "Por do Sol", feita em Leopoldina, do Morro do Cruzeiro. O segundo colocado é Igor Fernandez, com a foto "Flores para Santa Rita", feita em Cataguases, e o terceiro lugar ficou com Júlia Lopes Alves, com a foto em preto e branco, "Refúgio da Saudade", clicada em Itamarati de Minas.
Ulisses, que recebeu como prêmio uma viagem no valor de R$2.500,00, elogiou a iniciativa da entidade e disse ter sido motivado por ela a fotografar ainda mais a região em uma das viagens que fez a Cataguases para visitar parentes. "De minha parte, explorei mais as cidades e fiz mais turismo aqui em busca de boas fotos. Acho que o concurso divulgou muito positivamente a região para o público e revelou aspectos destas cidades ainda pouco conhecidos e isso contribui para o desenvolvimento do turismo dessas cidades", avalia. Ele também elogiou a lisura do processo e a transparência como tudo aconteceu.
Sônia Dias (foto), gestora do Circuito Serras e Cachoeiras e coordenadora do concurso, disse em entrevista ao Site do Marcelo Lopes que a iniiativa "foi uma sucesso, não somente pelo número de participantes, mas pelo nível dos trabalhos inscritos". Ela disse ainda que pretende dar continuidade a esta promoção, "mas não será anual. A gente está pensando para 2018 a segund edição", anunciou. O mais importante para ela, destacou "é que através das fotos dos participantes, vimos o potencial turístico de nossa região, que era a nossa principal proposta, e também divulgamos isso para o público", revelou.
Ainda durante o encontro, Sônia, fez a entrega de certificados de participação a diversos participantes do concurso, agradeceu o apoio recebido e comemorou a permanência do Circuito Serras e Cachoeiras no novo mapa do turismo do Brasil, que consistiu na retirada do selo de cidade turística pelo Ministério do Turismo de diversos municípios país afora. O Circuito gerido por Sônia foi um dos poucos que se manteve com todas as cidades participantes. Ela também agradeceu a presença dos prefeitos eleitos, Hamilton de Moura Filho (Itamarati de Minas), Jucélia Baesso (Santana de Cataguases) e Willian Lobo de Almeida (Cataguases) e os vices prefeitos de Leopoldina, Márcio Pimentel, o de Laranjal, Luiz Henrique e o de Cataguases, Tita, que estavam presentes. Sônia disse esperar deles o apoio necessário para "o crescimento consistente do Circuito e o fortalecimento do turismo na região".
Na ocasião Vilmara Amorim (foto em primeiro plano) convidou a prefeita de Santana de Cataguases a ingressar no Circuito e anunciou que Dona Euzébia vai retornar a partir de janeiro de 2017. Vilmara também fez um agradecimento aos prefeitos que estão encerrando o mandato. "Sem o apoio de vocês pouco ou quase nada teríamos realizado, por isso o meu mais sincero muito obrigado. Tenho certeza que demos passos significativos para a promoção do nosso turismo e a prova mais concreta nesse sentido é que nosso Circuito continua no novo Mapa do Turismo brasileiro. Essa vitória é de todos nós", salientou. Em seguida deixou a palavra livre e a noite ainda teve música ao vivo com Camilo Cesário interpretando sucessos da MPB.
Veja na galeria abaixo as fotos da confraternização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE