Os jornalistas foram os convidados da Energisa Minas Gerais para uma tarde de conhecimento sobre os projetos da empresa e do setor elétrico
Download
A Energisa Minas Gerais realizou na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, um workshop para jornalistas denominado "Informação ilumina a opinião. O jornalista é a luz da população", no Centro Cultural Humberto Mauro. Participaram profissionais de comunicação de diversos veículos de Cataguases e de cidades da região. O evento foi aberto pelo diretor presidente da empresa, Eduardo Alves Mantovani, que contou a história de sua fundação e apresentou números expressivos da concessionária de energia. Segundo ele, hoje a Energisa é o sexto maior grupo em distribuição de energia no Brasil, possui treze concessões em 788 municípios, conta com 12 mil colaboradores, atua em 64 milhões de unidades consumidoras e atende a 16 milhões de pessoas.
"Hoje, a Energisa é responsável por 8% da distribuição de energia no país, o principal foco da empresa, mas também temos forte atuação na geração e na transmissão de energia elétrica, que compreende 17 mil quilômetros de linhas de transmissão", informou, acrescentando que somente na Zona da Mata Mineira a empresa está presente em 66 municípios. Eduardo Mantovani destacou os investimentos da empresa, que está iniciando a construção de dois novos prédios em Cataguases, um Centro Administrativo Integrado, na região conhecida como Reta da Saudade, e outro prédio no centro da cidade, em terreno da própria empresa na Avenida Astolfo Dutra, o que deverá gerar também novos postos de trabalho na cidade.
Em seguida, Fernando Costalonga , da diretoria técnica operacional, falou mais especificamente dos investimentos da Energisa, na substituição de ativos elétricos por outros mais novos e modernos, como sistemas de comunicação, tecnologias de informação, infraestruturas de apoio, modernização do sistema, entre outros. Segundo ele, nos últimos cinco anos a empresa investiu R$ 277 milhões em sua área de concessão. "Só nos últimos dois anos a empresa modernizou subestações, construiu novas, ampliou a rede de comunicação de dados, com a instalação de redes repetidoras, entre outras ações", informou.
O gerente de operações Fábio Lancelotti (foto acima) explicou o funcionamento do Centro de Operações e de Atendimento ao Cliente, do Centro de Qualidade, da Coordenação das Equipes e também do Plano de Contingência, que funciona com tecnologia de ponta para atender os eventuais problemas na rede elétrica das cidades atendidas pela Energisa. Segundo ele, este ano, a empresa investiu na melhoria dos alimentadores, na adequação das linhas de alimentação, entre outros. Ele também apresentou os planos para os próximos anos, como a construção de subestações, substituição de disjuntores, obras de segurança, reconstrução de torres, migração para rádio digital, conclusão dos novos prédios e outras modernizações que serão implementadas.
Também falaram o gerente de construção e manutenção, Alfredo João de Brito, que detalhou de forma técnica as obras e modernizações em andamento e que serão realizadas nos próximos anos, e o gerente de serviços comerciais, Luciano Lima, que explicou sobre o relacionamento da empresa com os consumidores, a gestão de recebíveis, leitura, arrecadação, ações de cobranças, perdas técnicas e não técnicas e como é calculada a tarifa de energia.
Ao final, o diretor presidente Eduardo Mantovani voltou a falar, abordando as realizações da Energisa nas áreas sociocultural e ambiental e destacou os canais de informação e comunicação que a empresa mantém, através de call center, site, redes sociais, SMS, agências físicas e do novo aplicativo para celular, o Energisa On, onde o usuário pode trocar uma série de informações com a empresa. "Queremos estar mais próximos da população e atendê-la de maneira ainda mais eficiente e aprimorada. Para isto estamos nos modernizando e criando mais canais de diálogo. Este encontro com vocês da imprensa é também uma forma de nos aproximarmos de nossos clientes", finalizou. (Fotos: Cristina Quirino)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE