As placas fotovoltaicas são instaladas sobre o telhado ou em outra área com bastante incidência da luz solar
Download
Gerar sua própria energia através dos raios solares e ainda não se preocupar com o aumento da conta de luz pelos próximos vinte anos, é uma realidade que está ficando cada dia mais acessível aos brasileiros. Através da tecnologia que converte a energia solar em eletricidade é crescente o número de pessoas que estão fazendo este tipo de investimento. Em Cataguases, a Lumen Solar, criada há cerca de um ano, é especialista em soluções em energia solar como revela seu proprietário, Thiago Bittencourt (foto abaixo).
- A pessoa que instalar um sistema fotovoltaico, que converte energia solar em elétrica em sua residência, empresa ou sítio vai enconomizar na conta de luz já no primeiro mês de funcionamento", conta Thiago. Ele revela que o montante a ser economizado vai depender da potência do sistema instalado, "mas este cliente não vai precisar se preocupar mais com o aumento da conta de energia dele pelos próximos vinte e cinco anos, que é o tempo de garantia fornecido pelo fabricante do produto que nós trabalhamos", revela.
Thiago explica ainda outra facilidade. "É possível gerar energia em uma localidade e compartilhá-la com outras unidades, inclusive de cidades diferentes, desde que origem e destino estejam interligadas à rede da Energisa, explicou. Em caso de produção acima da capacidade de consumo a energia excedente fica disponível em forma de crédito por até cinco anos conforme regulamentação da ANEEL através da Resolução Normativa Nº 687, de 24 de novembro de 2015, de acordo com o proprietário da Lumen Solar.
Uma família com quatro pessoas necessitaria adquirir uma usina, como são chamados o conjunto de placas e equipamentos fotovoltaicos para a geração de energia elétrica que vai produzir 1,56 Kwp (kilowat pico, ou, trocando em miúdos, sua capacidade máxima de produção). O valor do investimento nesta usina, segundo Thiago, ficará "em torno de R$20 mil. Como a usina tem garantia de vine e cinco anos, seu custo é bem mais barato, se comparado com o preço da conta de luz neste mesmo período, lembrando que a tarifa de energia é reajustada anualmente", garante. "Nós inclusive - completa -, fazemos reuniões frequentes com grupos de interessados para explicar as vantagens da energia solar e as formas de financiamento",
Ele revela a existência de linhas de crédito específicas criadas pelos bancos do Brasil, BNDES, Caixa e Santander com juros "muito convidativos especialmente para o produtor rural", avisa. Segundo ele, quem quer fazer este tipo de investimento no campo conta ainda com uma linha especial de crédito do Pronaf ECO, com taxa anual de juros de 2,5% e prazo de até dez anos para pagar, podendo contar com carência de três anos. Mesmo para quem não tem propriedade rural, Thiago garante que os financiamentos são "atraentes" e aconselha os interessados em fazer este tipo de investimento a conhecerem estas linhas de crédito.
Atualmente a Lumem Solar possui três projetos construídos e aprovados sendo um residencial e um rural em Cataguases e outro comercial em Itamarati de Minas, explica Thiago. Além disso, conta com outro em andamento na área rural daquela cidade. O crescimento da empresa, revela, vem acompanhado de qualificação técnica e profundo respeito ao meio ambiente, outra característica da energia solar, que é limpa e constitui uma alternativa para enfrentar as mudanças climáticas do planeta. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas através do site
www.lumensolar.com.br onde também podem ser sanadas eventuais dúvidas ou contato direto pelos telefones (32) 98482-3533 e 99971-1255. (Fotos:Arquivo Lumen Solar)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE