Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Gerais, discursa na formatura do curso
Download
Em Minas, ao longo de oito anos, mais de 90 voluntários da Energisa se mobilizaram para capacitar mais de 1.800 empreendedores, por meio da parceria com a Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919.
Somente este ano, 206 jovens de três escolas estaduais das cidades de Cataguases e Além Paraíba foram beneficiados em dois programas de capacitação: 'Habilidades para o Sucesso' e 'Conectado com o Amanhã', desenvolvidos para refletir sobre o mercado de trabalho e ainda oferecer perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho.
Os evento de formaturas, realizados nos dias 25 e 26 de outubro, marcaram o encerramento dos cursos nas cidades de Cataguases e Além Paraíba, respectivamente.
Para a estudante Milena Avelino da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, "com o curso adquiri mais experiência, enriquecendo meus conhecimentos e contribuindo para o nosso sucesso no mercado de trabalho". Ana Carolina Alves, aluna da Escola Estadual Professor Quaresma, agradeceu à Energisa pela oportunidade. "Estamos no segundo ano e próximo de ingressarmos no mercado de trabalho. Este curso veio para somar, refletirmos sobre nossas habilidades e a elaborar um currículo corretamente", disse. Em Além Paraíba, a aluna Maria de Fátima de Souza fez um texto sobre competência profissional no trabalho, no qual destacou a importância do curso para o mercado de trabalho e da qualificação para um futuro melhor.
A diretora da Escola Estadual Professor Quaresma, Celia Aparecida de Oliveira Marques, contou que "o curso possibilitou um momento de reflexão sobre o mercado de trabalho, contribuiu para elevar a autoestima dos alunos e ainda promoveu um belíssimo encontro, formando laços de amizade. A escola pública precisa de parcerias como essa, que enriquecem a grade escolar dos nossos alunos".
Edinea Gomes Mendes Reis, diretora da Escola Estadual Sebastião Cerqueira, concorda. Para ela, "manter esse vínculo contribui para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Ficamos honrados em participar do programa."
Segundo o diretor-presidente Eduardo Mantovani, "a formação de cidadãos depende da educação, que é o princípio e o fim do desenvolvimento. O único bem que levaremos sempre conosco, pois o conhecimento adquirido não se perde. Por isso, estejam certos de que o nosso objetivo é contribuir para formar jovens empreendedores. São vocês que vão construir um mundo para se viver cada vez mais ético e melhor".
"Como concessionária de energia elétrica, nosso principal papel é levar energia de qualidade, mas acreditamos no desenvolvimento educacional. Essa parceria oferece a oportunidade de discutir as tendências do mercado de trabalho e a pensar no futuro, que será construído por vocês", disse o diretor Técnico e Comercial, Fernando Costalonga.
"A Junior Achievement acredita que o jovem deve ser o arquiteto do próprio destino e por isso temos a educação como principal ferramenta de transformação. Queremos despertar o espírito empreendedor e transformar nossos jovens em profissionais inovadores e conscientes do seu papel social. Agradecemos à Energisa por mais um ano de parceria e por acreditar no nosso trabalho e também às escolas, alunos e voluntários que fizeram parte dessa transformação", disse a representante da Junior Achievement, Lívia Moraes.
Para aplicação dos programas, a Energisa contou com 13 funcionários que doaram tempo e compartilharam com os alunos suas experiências, talentos e vivências pessoais, além de prepará-los para o mercado de trabalho.
Waldeí Dutra Rezende, do Departamento de Operação, lembrou-se da época que era estudante e contou que "nunca teve um curso como esse que trabalha a ética, a liderança, a importância de um feedback e que ensina a elaborar um currículo. Estar aqui e poder compartilhar nossas experiências foi gratificante. Também aprendi com esse programa".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE