Download
O Museu Energisa realiza nesta quinta-feira, 27 de outubro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro e amanhã, sexta, o Encontro Memória – Museu e Sociedade.
A iniciativa tem como objetivo, o debate e a reflexão sobre ao papel do Museu na sociedade, a memória cultural e os caminhos da educação no futuro. Temas que pautarão os dois dias de conversas, palestras e painéis de apresentações de ações inovadoras no âmbito municipal e estadual.
Nomes como o do Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, juntamente com educadores, pesquisadores da UFRJ e coordenadores de projetos culturais e educacionais vão participar das palestras e debates que prometem fazer desse encontro, mais uma bem sucedida atividade do Museu Energisa, que tem seu foco não só na preservação da memória, mas na integração entre comunidade acadêmica, sociedade, artistas e produtores culturais.
O Encontro Memória – Museu – Sociedade, tem o patrocínio da Energisa e o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerias, da Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual da Zona da Mata.
Segue abaixo a programação:
Dia 27 - quinta-feira - 19h
- MUSEU: MEMÓRIA E SOCIEDADE
Palestrante: Marco Andrade - Coordenador do Museu Energisa
- CULTURA E GESTÃO PARTICIPATIVA: A EXPERIÊNCIA DOS CINECLUBES
Palestrante: João Pontes - MG - Ex coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura, no ministério da cultura e diretor de Cidadania e Diversidade Cultural no Governo do Rio Grande do Sul
- CULTURA PERIFÉRICA - AÇÕES E INTERAÇÕES NO COTIDIANO URBANO –
Palestrante: Monique Silva - RJ - Coordenadora executiva da àrea de Cultura do Observatório de FAvelas do Rio de Janeiro e Fundadora da Empresa Volter Experiências Criativas
- PERCURSO DA LEITURA -TRAJETÓRIA DO COMITÊ PROLER DE CATAGUASES
Palestrante: Equipe do Proler de Cataguases
Dia 28 - sexta-feira a partir das 19h
- PATRIMÔNIO CULTURAL
Palestrante: Angelo Oswaldo - Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais
- UM MODO DE PENSAR EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E MUSEU COMO PRAÇA DE ACONTECIMENTOS.
Palestrante: Ângela Carneiro - RJ - Coordenadora da Universidade das Quebradas, da UFRJ
- ESCOLA FORA DA CAIXA - ESCOLA CRIATIVA - APOSTANDO NA DIVERSIDADE DOS SABERES.
Palestrante: Luiz Leitão - MG - Historiador e diretor da E. E. Marieta Soares Teixeira e um dos coordenadores do Polo Audiovisual da Zona da Mata.
- CULTURA E SOCIEDADE: PROJETO SINTROPIA CULTURAL
Palestrante: Pedro Marcos de Oliveira - MG – Ex- diretor do Museu Energisa e ambientalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE