Metade do carro foi "engolido" pelo buraco no meio da rua (Foto: Kátia Fraga/Arquivo Pessoal)
Download
Um carro ficou preso em um buraco na Rua Padre Serafim, no Centro de Viçosa (115 km de Cataguases), neste sábado, 22 de outubro. "Foi a conta de sair e fechar a porta antes do carro descer todo", contou o contador Rosvaldo Ferreira de Freitas. Ele estava sozinho e não teve ferimentos.
Rosvaldo Ferreira voltava do supermercado por volta de 11h30min deste sábado. Ao parar no sinal, percebeu que a roda esquerda dianteira começou a descer e deixou rapidamente o veículo.
"Era uma sensação de terremoto. Pensei na hora, isso está afundando comigo. Agradeço por ter tido a providência de sair. Foi tudo muito rápido. Eu fui para calçada e vi o carro afundar. Foi apavorante", descreveu.
O contador afirmou que o veículo seminovo está perdido. "Deu perda total. A frente está quebrada e o eixo empenou, está destruído", comentou. No entanto, comemora o fato de estar sozinho quando tudo aconteceu. "Agora estou abalado, porque a ficha está caindo e fico pensando se tivesse mais gente, será que teríamos saído?", disse.
Ele explicou que ouviu no local de representantes da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que eles o ajudariam e aguarda os contatos. "Eles prometeram que me arrumariam outro carro, porque por enquanto estou a pé, tive que vir de carona com meu cunhado para casa. Assim que passar o susto, vou tomar as providências necessárias. E espero que seja feito no local um conserto que resolva e impeça que isso ocorra novamente", afirmou.
O local está interditado pela Defesa Civil. O coordenador Rodrigo Cardoso de Souza disse que a primeira suspeita é de que o afundamento foi causado por uma erosão que movimentou manilhas e galerias após as chuvas entre a noite de sexta (21) e madrugada deste sábado. A estimativa do setor é que o buraco tenha cinco metros de profundidade por três de largura. O carro já foi retirado.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), não houve impacto no abastecimento de imóveis na região.
Obras O diretor interino de limpeza urbana do SAAE, Martinho de Almeida e Silva Júnior, informou que o reparo que compete à autarquia seria concluído ainda neste sábado e que o trecho permanecerá interditado pelo menos até segunda (24), quando serão definidas as próximas fases da obra.
Ele confirmou que a suspeita inicial é de que erosão causou movimentação nas tubulações, gerando um desabamento e à abertura da cratera. Segundo ele, as equipes trabalharam em um reparo definitivo no trecho afetado.
O coordenador de Defesa Civil, Rodrigo Cardoso de Souza. garantiu que a Prefeitura e o SAAE estão prestando assistência ao proprietário que teve o carro danificado.
"Tivemos 30 milímetros de chuva entre a noite de sexta e a madrugada de sábado. Naquele trecho passam uma rede de drenagem de água pluvial e uma adutora do SAAE. Suspeitamos de um rompimento. Com o peso do veículo houve o afundamento do trecho. No entanto, as equipes técnicas da Secretaria de Obras e da Defesa Civil vão elaborar o relatório sobre as causas", explicou.
Rodrigo Cardoso de Souza detalhou que não havia buraco naquele trecho da rua. Após a remoção do carro, equipes do SAAE e da Secretaria de Obras foram acionadas para os trabalhos de recomposição no trecho, que, por segurança, está interditado para passagem de veículos. (Foto acima: Defesa Civil)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE