Em 16/10/2016 às 11h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Agentes de controle de endemias fazem capacitação para o enfrentamento da dengue

Técnicos da área de Controle de Endemias de Cataguases participaram de capacitação sobre Dengue na última semana

Técnicos da área de Controle de Endemias de Cataguases participaram de capacitação sobre Dengue na última semana

Download
Foi encerrada nesta sexta-feira, 14 de outubro, um curso de capacitação para os agentes do setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, promovido pela Gerência Regional de Saúde. Realizado na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, o evento tem por objetivo atualizar a equipe que está em preparação para atuar nos meses de alta transmissão do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, que é de novembro a junho, conforme informou o responsável pelo setor, Alencar Norte. Segundo ele, o curso foi focado nas técnicas de tratamento e enfrentamento do vetor.

Também participaram da capacitação os servidores da Vigilância Sanitária, da Epidemiologia e os fiscais de Posturas do Município, que são parceiros no combate ao mosquito. Alencar Norte adianta que na próxima semana será iniciado na cidade mais um LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti), que é uma metodologia realizada pelos agentes de endemias três vezes ao ano e ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do vetor. Consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. "Com estes dados em mãos, poderemos melhor direcionar os trabalhos, dando ênfase aos bairros cujos resultados são mais preocupantes", explicou.

Na sequência, o coordenador do setor de Controle de Endemias informa que serão retomados os trabalhos de fiscalização, limpeza, retirada de entulho e verificação de quintais, domicílios e terrenos baldios, conhecido como Operação Bota Fora. A ação também tem por objetivo mobilizar, orientar e conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a presença do mosquito, que além da dengue transmite outras doenças. "Sempre vale ressaltar que a prevenção, com o combate ao mosquito Aedes Aegypti, é a única ação no enfretamento da dengue e das demais doenças transmitidas por ele" (Zica e Chikungunya), finalizou. (Fotos cedidas pelo Setor de Controle de Endemias da SMS de Cataguases)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: dengue, controle de endemias, Alencar Norte, prevenção,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: