As oficinas que acontecem durante o evento mobilizam pessoas de várias áreas do conhecimento
Download
Começa neste sábado, 8, e termina na segunda-feira, 10 de outubro, em Cataguases, o 3º CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade. Coordenado pela arquiteta Elisabete Kropf, o evento é totalmente gratuito e tem por objetivo criar um polo de encontro e discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade, conscientizando seus moradores e participantes sobre a importância dos legados arquitetônico e artístico deixados em Cataguases entre os anos 40 e 60 do século passado, explica Elisabete.
Nesta edição serão feitas duas importantes homenagens durante o CATS. Uma delas e ao Edgard Cine Teatro, que está completando 70 anos, e a Aldary Toledo, que juntamente com Carlos Azevedo Leão, foram os arquitetos do projeto. O último dia de palestras está reservado para a homenagem a Aldary, que será representado pelo seu filho, também arquiteto no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Toledo, juntamente com seus irmãos.
Elisabete Kropf lembra que no mesmo ano que Aldary projetou o Hotel Cataguases, foi convidado por José Peixoto para desenvolver o projeto do cinema Edgard. "Para isso ele convidou Carlos Leão, que era chefe dele à época, para formar a parceria que deu origem a um edifício de primorosa qualidade espacial, culminado no mezanino de formas curvas que expressa o sensualismo característico dos nus femininos desenhados pelos dois artistas/arquitetos", explica.
Além das palestras, mesas redondas e visitas guiadas pelos prédios e monumentos modernistas tombados no município, o 3º CATS vai contar com várias oficinas abertas para a comunidade em geral. As que serão realizadas na segunda-feira, informa Elisabete, ainda estão com vagas abertas. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no site
www.catscataguases.com.br e os interessados em participar das palestras noturnas não precisam se inscrever, esclarece a coordenadora do evento.
O projeto é patrocinado pela Energisa, Bauminas e Zollern, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA0749/001/2014). A Casa Mattos e a Methodus Engenharia também patrocinam o evento, que é incentivado pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Veja abaixo as oficinas que serão realizadas na segunda-feira e que você ainda pode participar:
- Qualidade ambiental de edifícios históricos: intervenção direta e metabólica.
Ministrante: Cristiane Cabreira
- A Experiência do Planetário: um roteiro para estratégias de Baixo Carbono e Eficiência Energética em equipamentos culturais.
Ministrante: Carlos Goés
- A Geografia e as suas relações e contribuições ao Turismo e o Patrimônio Cultural.
Ministrante: Wilson Lopes Junior
- As referências do patrimônio de Cataguases como instrumento para a concepção de projetos.
Ministrante: Mariane Garcia Unanue
- Pensando a cidade para todos.
Ministrante: Mário Cezar da Silveira
- Ateliê de projeto de arquitetura para abrigo de informações ao turista em Cataguases (oficina de 6horas de duração).
Ministrantes: Hudson Martins e Filipe Ribeiro
- A Evolução Urbana de Cataguases.
Ministrante: Ricardo Quinteiro de Mattos
- Processos de Pesquisa do Patrimônio Cultural Imaterial.
Ministrante: Luis Gustavo Molinari Mundim
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE