Greve dos bancários já dura vinte e cinco dias
Download
A greve dos bancários completou nesta sexta-feira, 30 de setembro, 25 dias, sem previsão de nova reunião de negociação com os representantes dos bancos. Aqui na região, o movimento segue mantendo as agências das principais cidades fechadas em sua totalidade, segundo a direção do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região. A paralisação deste ano já é considerada uma das greves mais longas da história da categoria.
Na última quarta-feira (27), os bancários recusaram proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Em nota, a entidade patronal disse que ofereceu reajuste de 7% nos salários e benefícios, abono de R$ 3,5 mil e propôs que a negociação de 2016 tenha duração de dois anos, com garantia de reajuste da inflação e ganho real de 0,5% em 2017.
A oferta foi considerada insuficiente pelos trabalhadores, que reivindicam reposição da inflação (9,62%) mais 5% de aumento real; piso salarial de R$ 3.940,24; melhores condições de trabalho e fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações, entre outras demandas.
Desde agosto de 2015, segundo os sindicatos da categoria, os bancários acumulam redução salarial de 9,62%.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva, disse que a greve vai continuar. "Estamos lutando por dignidade e respeito", disse o sindicalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE