Familiares de Emanoel Peixoto descerram a placa alusiva à inauguração da nova sede do HC Saúde
Download
Para oferecer maior conforto e comodidade aos seus beneficiários, foi inaugurado no Hospital de Cataguases o novo "Centro de Saúde Provedor Emanoel Carvalheira Peixoto - HC Saúde". A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 22 de setembro, e contou com a presença de componentes da Mesa Administrativa, dos conselhos, muitos convidados, dentre eles, familiares e amigos do homenageado.
A primeira a discursar durante a inauguração foi a gerente do HC Saúde, Maria do Carmo Mariquito, que não escondeu a emoção de, ao lado de sua equipe, poder vivenciar este momento que significará um ‘divisor de águas’ na história do HC – Saúde. "A construção desse local com certeza trará inúmeros benefícios, inclusive, atrair um maior número de novos beneficiários", salientou.
A supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês Dal Bianco (foto abaixo), usou seu discurso para fazer uma breve retrospectiva da trajetória do plano, a forma em que o HC – Saúde conseguiu se firmar no mercado. "Este crescimento traz um benefício à comunidade cataguasense que pode ser percebido em dois aspectos: o primeiro é a possibilidade de oferecer atendimento particular com preços mais acessíveis. O segundo é o fato de que toda receita obtida pelo plano é revertida em melhorias do Hospital de Cataguases, que atende à toda população", destacou.
Maria Tereza Peixoto Crepaldi (foto abaixo) fez uso da palavra para agradecer em nome de sua família a homenagem prestada a seu pai, Emanoel Carvalheira Peixoto, provedor do Hospital de Cataguases por 22 anos, entre 1956 e 1978. A viúva Leda Fonseca Peixoto, o filho Ricardo netos e bisnetos também se fizeram presentes na cerimônia.
O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior - Bill, agradeceu a presença de todos e aproveitou seu discurso para falar um pouco da contribuição positiva que HC – Saúde realiza no cotidiano do Hospital. "Vale lembrar que esta obra foi totalmente custeada com recursos do HC – Saúde. E em muitos momentos são os recursos financeiros gerados pelo plano de saúde que salvam o Hospital dos períodos de maior aperto".
Na sequência, Bil (foto abaixo) convidou Dona Leda e Maria Tereza para descerrarem a placa de inauguração e demais convidados a conhecerem as novas instalações que receberam a benção do ministro da eucaristia, João Calos de Oliveira.
O novo Centro do HC – Saúde foi projetado pela arquiteta e urbanista Sabrina Vicentini Portilho. O espaço conta com aproximadamente 120m² totalmente reformados, visando aproveitar ao máximo a estrutura existente no local mas sem perder a funcionalidade e conforto propostos no conceito da obra, como explicou a responsável pelo projeto.
O novo espaço do HC Saúde conta com ambientes como sala de recepção, administração, atendimento ao público e banheiros acessíveis. "Foram utilizados materiais mais neutros e porcelanatos com textura amadeirada para trazer mais aconchego ao ambiente para o conforto dos usuários. Na entrada bastante vidro para integrar a visão ao ambiente externo que tem um lindo jardim nas laterais da rampa, trazendo também um ar de contemporaneidade ao espaço. As cores escolhidas para o ambiente estão relacionadas ao novo logotipo do Plano. "Usamos a predominância do azul para trazer esse sentido do acolhimento", explicou Sabrina.
O provedor Emanoel Carvalheira Peixoto Nascido em cinco de outubro de mil novecentos e vinte três, filho de uma das mais tradicionais famílias cataguasenses, Emanoel foi um industrial de destacada atuação e um político extremamente ativo. Estudou engenharia em Juiz de Fora na década de quarenta, tendo abandonado o curso para dar continuidade aos negócios de seu pai, Manoel Inácio Peixoto, na época o maior acionista da Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão, da qual dedicou-se até o fim da vida.
De espírito arrojado, dinâmico, foi um dos sócios fundadores da CIMA – Companhia Interestadual Mineira de Automóveis, do Hotel Cataguases e da Fábrica de Papelão. Ao Lado de Jaime Afonso de Souza promoveu a instalação do primeiro canal de televisão a retransmitir suas imagens para Cataguases, a TV – TUPI do Rio de Janeiro.
Criou também, Junto com Simão José da Silva, a Indústrias Químicas Cataguases. Mas sua vida ficaria associada para sempre à Companhia Mineira de Papeis, por ele fundada em mil novecentos e cinquenta quatro e da qual foi por longo tempo o principal administrador.
Provedor do Hospital no período entre primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta seis e sete de junho de mil novecentos e setenta e oito. Construiu em sua gestão a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, na época uma das mais modernas do Estado.
Ali idealizou e ajudou a implantar a Escola Auxiliar de Enfermagem. Participou ativamente da criação da FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, onde foi membro do Conselho Curador por longos anos.
Político originário da UDN, participou ativamente da vida do Município, dedicando sua vida à comunidade. Não era homem de meios-termos, ou meias-medidas: direto, franco, amigo de seus amigos, severo com seus adversários. Mas à sua maneira, resguardando suas convicções, um cataguasense que deu o melhor de si pela sua terra.
Emanoel Carvalheira Peixoto entrou para o rol da eternidade no dia 12 de janeiro de 1988.
Veja na galeria abaixo mais fotos da inauguração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE