A campanha de conscientização percorreu as principais ruas do centro da cidade
Download
A equipe de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, que integra o Programa de DST/HIV e Hepatites Virais, realizou na manhã deste sábado, 17 de setembro, na Praça Rui Barbosa, uma campanha de conscientização sobre a Tuberculose. O objetivo do movimento, segundo explicou Tairises da Silva Roque, coordenadora do setor, foi sensibilizar, esclarecer e conscientizar a população sobre os riscos da Tuberculose que vem apresentando um aumento do número de casos entre os cataguasenses.
De acordo com Tairises Roque, durante toda a manhã "nossa equipe conversou com a população sobre o que chamamos de Sintomático Respiratório, que são pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas. Esse tipo de tosse pode ser suspeita de tuberculose pulmonar sendo necessário iniciar o tratamento, devendo para isso a pessoa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, aconselhou. Durante a campanha foi disponibilizado para a população a pesquisa de BAAR (Bacilos Álcool-Ácidos Resistentes) para diagnóstico da tuberculose, acrescentou Tairises.
Além de ter instalado um estande na Praça Rui Barbosa, como ponto de apoio, a equipe do programa percorreu a região central da cidade distribuindo folderes e conversando com a população sobre os riscos da tuberculose, além de fornecer telefone de contato dos setores competentes da Saúde Municipal que deverão ser informados em caso de suspeita da doença e de médico pneumologista, caso necessário. A tuberculose, acrescenta Tairises, é uma doença infecciosa que acomete geralmente os pulmões podendo afetar outros órgãos.
Durante a manhã, a equipe do Programa aproveitou para divulgar a campanha "Cataguases na Luta contra a Aids", porque, conforme esclareceu, "estas doenças estão correlacionadas". O trabalho de esclarecimento sobre Aids vem sendo incrementado por aquele setor que também vem registrando aumento no número de casos soropositivos no município. Tairises afirmou que este trabalho também "teve uma receptividade muito boa por parte da população", completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE