Em 11/09/2016 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Homem passa nota falsa de R$100 em padaria de Cataguases

Banco Central tem aplicativo de celular que ajuda a identificar cédulas de Real e dá dicas do que fazer se receber dinheiro falso

Uma padaria no Centro da cidade recebeu uma cédula de cem reais falsa neste sábado

Uma padaria no Centro da cidade recebeu uma cédula de cem reais falsa neste sábado

Download
O caixa de uma padaria situada no centro de Cataguases recebeu na noite deste sábado, 10 de setembro, um cédula falsa de R$100. A pessoa que cometeu este crime conseguiu fugir, e as polícias militar e civil estão à sua procura. 

Segundo a PM informou não há outro registro deste tipo na cidade neste fim de semana, o que pode caracterizar um ato isolado, mas mesmo assim, alerta comerciantes e a população em geral para que fiquem atentos e sigam sempre os procedimentos de identificação de dinheiro falso.

Segundo informa o Banco Central do Brasil para saber se o dinheiro é irregular, é preciso seguir estas medidas:
1 – Observar a marca d'água segurando a cédula contra a luz e olhar pela frente da nota e observar na área clara as figuras que representam os animais.

2 – Ao sentir o alto-relevo, você percebe a diferença de tato em algumas áreas da nota, como no numeral do canto inferior esquerdo e nas extremidades laterais da nota.

3 – Sempre que possível, comparar a cédula suspeita com outra que se tenha certeza ser verdadeira.

O órgão alerta que ninguém deve aceitar esse tipo de moeda, pois é oriundo de ações criminosas e, por isso, é preciso estar atento aos sinais de segurança. 

Veja o que fazer se receber dinheiro falso
Quem receber cédulas falsas em caixas eletrônicos, por exemplo, deve entregá-las em qualquer agência do qual a pessoa seja correntista e o banco é obrigado a trocar o dinheiro. Isso também vale para os aposentados que não têm conta em banco e sacaram as cédulas suspeitas.

Como as agências têm o registro da movimentação nos caixas, não é necessário apresentar extratos para fazer a substituição. Além disso, também não é exigido o registro de boletins de ocorrência. Basta procurar o banco de imediato. 

Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Ele não será reembolsado. 

Aplicativo
O Banco Central lançou o aplicativo Dinheiro Brasileiro que facilita o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol, gratuitamente para os sistemas IOS e Android.

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo Dinheiro Brasileiro identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do Banco Central do Brasil

Tags: dinheiro falso, cédula, Banco Central, polícia militar, golpe no comércio, segurança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: